

Publicada em 11/6/2025
Sistema de gestão de metas do Governo de SP é adotado por São Vicente
Ferramenta é intuitiva e de fácil manuseio para captar informações e gerar análises
A Secretaria da Casa Civil concluiu neste mês a cessão do sistema de monitoramento de metas e entregas prioritárias do Governo de SP à Prefeitura de São Vicente. A ferramenta é utilizada pela gestão estadual para analisar as metas do Plano Plurianual (PPA).
A implementação no município foi coordenada pela equipe da Assessoria Técnica para o Plano de Metas da Casa Civil, que encabeçou todo o processo de cessão da tecnologia com o apoio da Prodesp, e realizou o treinamento dos profissionais da Prefeitura de São Vicente que irão operar o sistema. Após período de adequação, a equipe do município estará pronta para gerenciar suas próprias metas municipais e gerar suas análises.
Mais de 100 prefeituras e outros órgãos como os governos estaduais do Espírito Santo e de Pernambuco também implementaram o sistema paulista.
Como o sistema funciona
O sistema de monitoramento envolve o acompanhamento das metas e entregas prioritárias do PPA e do Plano de Governo de SP. É uma ferramenta de Business Intelligence (B.I.) intuitiva e de fácil manuseio, que permite a coleta de dados dos objetivos estabelecidos no início da gestão e a análise do andamento de cada um. A avaliação é feita continuamente, com acompanhamento dos cronogramas dos projetos, ações vigentes e a elaboração de relatórios de monitoramento e gestão.