Com obras de educação antirracista, escolas paulistas recebem mais de 1,5 milhão de livros

Com os objetivos de incentivar, fortalecer o hábito da leitura e promover o debate sobre o racismo estrutural, a Secretaria Estadual da Educação distribui 1.572.381 livros em toda a rede de ensino estadual e parte da municipal. São 340 títulos, que variam entre a temática étnico-racial, literatura e conteúdo técnico, para as escolas de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Finais, Ensino Médio e cidades conveniadas.

O processo contou com a participação direta de estudantes e professores para a escolha do material, segundo critérios de sensibilidade. Foram quatro etapas: escolha e indicação, composição da lista estadual, confirmação da lista final pelas equipes da Coped/Efape (Escola de Formação dos Profissionais da Educação) e aquisição dos títulos.

A maior parcela do montante, ou 1.333.791 exemplares, atende todas as 5175 unidades estaduais de ensino, das 91 diretorias regionais, inclusive Centros Estaduais de Educação para Jovens e Adultos, Classes Provisórias, Escolas Indígenas e demais unidades vinculadas.

Já na rede municipal, a entrega ocorre em 445 cidades conveniadas, num total de 238.590 livros.

IMPACTO NOS ODS

A educação antirracista tem impacto no ODS 4 – Educação de Qualidade, na meta 4.7 que garante uma educação sustentável por meio d desenvolvimento, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, valorização da diversidade e a contribuição cultural para o desenvolvimento sustentável.

A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS e 169 metas, para “não deixar ninguém para trás”. No Estado de São Paulo, os ODS são lei. O Plano Plurianual estadual PPA 2020-2030 é totalmente articulado com a Agenda da ONU.

Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui.

Consulta pública de PPP de requalificação do centro da capital começa no dia 29

Lei paulista de regularização de terras é prorrogada até 2026

Novo centro administrativo: SP inicia atendimento a moradores e comerciantes do Centro

Resta apenas uma semana para servidores ativos concluírem o recadastramento digital obrigatório