Governador de SP envia à Alesp proposta para criação da Polícia Penal no Estado

O governador Rodrigo Garcia anunciou nesta quinta-feira (9) o envio à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que institui a Polícia Penal no Estado de São Paulo. A regulamentação permitirá que a Polícia Penal integre permanentemente o quadro da Polícia do Estado, da mesma forma que já acontece com as polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.

“Vou criar condições para que o Estado realize esse sonho de criar a Polícia Penal de São Paulo. Eu estou há muito tempo servindo o meu estado e, durante esse período todo, acompanhei a luta em relação à Polícia Penal, à ampliação do quadro da Secretaria da Administração Penitenciária, com a contratação de mais agentes, e à valorização salarial. Hoje estamos assinando, com muita responsabilidade, a PEC que cria finalmente a Polícia Penal de São Paulo”, disse Rodrigo Garcia.

Com o novo órgão, vinculado à SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), os benefícios e as garantias jurídicas dos atuais policiais serão concedidos também aos agentes do Sistema de Administração Penitenciária, que ganharão mais autonomia na instituição de diretrizes e políticas próprias, além de serem oficialmente reconhecidos como força de segurança.

A Polícia Penal de São Paulo será dirigida por um servidor de carreira policial penal denominado pelo Governador. Ao Diretor Geral caberá o comando da segurança dos estabelecimentos penais do Estado e dos agentes de segurança penitenciária e de escolta de vigilância penitenciária.

Com a proposta aprovada pelo legislativo, serão definidas as atribuições, funcionamento, direitos, deveres, vantagens e regime de trabalho da Polícia Penal e de seus integrantes, de acordo com as leis federais vigentes.

Notícias

SP promove concurso de arquitetura para projeto de novo centro administrativo


Governo de SP empresta retrato de Mário de Andrade, obra de Tarsila do Amaral, para nova exposição do MASP


São Paulo cria 38 mil empregos com carteira assinada em janeiro


Governo de SP lança edital de privatização da Emae, com leilão marcado para 19 de abril