Relação das Autoridades

Arthur Lima
Secretário-Chefe da Casa Civil

Arthur Lima tem experiência profissional consolidada na área pública. De 2017 a 2022, desempenhou importantes funções na Empresa de Planejamento e Logística S.A (EPL), tendo sido gerente de Licitações e Contratos e Diretor-Presidente. Anteriormente, em 2016, trabalhou na Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Distrito Federal como Diretor-Executivo e Ordenador de Despesa do Fundo de Saúde. No mesmo ano, na Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça, foi Coordenador-Geral de Logística do Departamento de Execução e Avaliação do Plano Nacional de Segurança Pública. Sua trajetória profissional conta com ampla experiência na área de gestão financeira, orçamento e licitações. De 2011 a 2015, coordenou a área de licitações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), até chegar a Ordenador de Despesas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Ainda na Presidência, atuou no Departamento de Gestão e Articulação Institucional do Gabinete de Segurança Institucional, onde foi Coordenador de Orçamento e Finanças de 2009 a 2011. Anteriormente, teve passagens pelo Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e Segundo Grupamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro. Arthur Lima é bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Em 24 anos de estudos, sua formação acadêmica conta com especialização em contratações públicas pela Universidad de Castilla-La Mancha (Espanha) e em bases geo-históricas para a formulação estratégica pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME). Também é especialista em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO). Sua formação conta ainda com cursos de aperfeiçoamento em parcerias público-privadas (PPPs) na Public Private Partnerships Foudantion (Reino Unido).

Telefone: (11) 2193 8000

 

Fraide Sales
Secretário-Executivo da Casa Civil

Atual Secretário Executivo da Casa Civil, Fraide Sales é engenheiro formado pelo Instituto Militar de Engenharia e Coronel da reserva do Exército Brasileiro, onde serviu por 30 anos. Trabalhou na Missão de Paz da ONU no Haiti (MINUSTAH), entre 2011 e 2012, e com Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Presidência da República, entre 2012 e 2017. Tem experiência na elaboração de normas e políticas públicas. Como engenheiro, é consultor em Tecnologia da Informação e Comunicações e professor, com experiência de mais de 20 anos em Projetos de Telecomunicações, TI e Segurança da Informação.

Telefone: (11) 2193 8000

 

Francisco Ronald Rocha Fernandes
Chefe de Gabinete da Casa Civil

Telefone: (11) 2193 8000

Palácio dos Bandeirantes

PABX: (11) 2193-8000

Ouvidoria SP

Canal de comunicação entre o cidadão e a administração pública com a finalidade de receber manifestações como sugestões, reclamações e denúncias.

Entre em contato

Telefones Úteis

Tenha acesso e guarde os telefones dos serviços públicos estaduais.

Veja mais

SIC

Deseja receber informações e documentos relacionados à administração pública paulista?

Acesse o site do SIC