Prazo para inscrições no Bolsa do Povo Educação termina nesta quarta-feira

Pais, mães e responsáveis legais de estudantes matriculados nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) têm até a quarta-feira (16) para se candidatar ao Bolsa do Povo Educação. Com o pagamento de auxílio mensal de R$ 500 durante seis meses, o programa seleciona bolsistas que possam apoiar as instituições de ensino no trabalho de prevenção e orientação com crianças e adolescentes contra a COVID-19.

Criado pelo Governo de São Paulo e enviado em forma de projeto de lei pela Secretaria da Casa Civil à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) em abril de 2021, o Bolsa do Povo tem 19 programas sociais., dentre eles, o Bolsa do Povo Educação CPS.

Maior e mais abrangente programa social da história de São Paulo, o Bolsa do Povo prevê a transferência de R$ 1,7 bilhão em investimentos e distribuição de renda para atender a quem mais precisa em todo o Estado, ao longo de 2022.

Como se inscrever

As inscrições, que foram prorrogadas até o dia 16, devem ser feitas pelo site www.bolsadopovo.sp.gov.br/portal/CadastroCPS/index. Além de gerar renda e amenizar os impactos da pandemia, a iniciativa permite aproximar as famílias da escola, o que gera benefícios para toda a comunidade escolar. Para se candidatar a uma bolsa, é preciso ser o responsável legal por um aluno de Etec; ter entre 18 e 59 anos; estar desempregado há, pelo menos, três meses; não ter comorbidades associadas à Covid-19 e residir, preferencialmente, no município onde está localizada a unidade em que o candidato pretende ser bolsista. É possível se inscrever em até três Etecs ou Fatecs, mas o beneficiado terá de atuar, exclusivamente, em uma unidade.

Cada candidato receberá pontos, de acordo com os pré-requisitos que cumprir. Os selecionados serão entrevistados pelo diretor da unidade, no dia 21 de março, e a concessão do benefício precisa ser chancelada pelo Núcleo Regional de Administração do CPS. A aprovação final dos candidatos está prevista para ser divulgada até 31 de março.

A expectativa é que os bolsistas selecionados passem por uma capacitação no início de abril e comecem a atuar no dia 4 do mesmo mês. Serão concedidas 2.368 bolsas (esse número inclui os 140 bolsistas ativos), distribuídas por todas as Etecs e Fatecs do Estado. Cada unidade do Centro Paula Souza terá, no mínimo, quatro beneficiários.

Notícias

Movimento SP Por Todas visa ampliar visibilidade de políticas públicas para a mulher


SP promove concurso de arquitetura para projeto de novo centro administrativo


Governo de SP empresta retrato de Mário de Andrade, obra de Tarsila do Amaral, para nova exposição do MASP


São Paulo cria 38 mil empregos com carteira assinada em janeiro