Programa VidAtiva tem inscrições abertas para a prática de exercícios em academias e clubes

Com objetivo de promover a qualidade de vida de idosos expostos a situações de vulnerabilidade social, o VidAtiva, uma das 19 ações do Bolsa do Povo, está com inscrições abertas aos estabelecimentos interessados em aderir à iniciativa. O Governo de São Paulo oferece aos cidadãos inscritos auxílio de R$ 100 para o pagamento de mensalidade em academias e clubes credenciados.

Coordenado pela Secretaria de Esportes, o VidAtiva disponibiliza um cartão magnético vinculado ao pagamento de estabelecimentos esportivos. O beneficiado deve ter frequência comprovada mínima de 75% da carga horária mensal das atividades em que estiver matriculado para seguir recebendo o recurso.

As inscrições dos estabelecimentos interessados em aderir à iniciativa – academias, clubes e outros espaços voltados para a realização de atividades físicas – devem ser feitas exclusivamente no site do Bolsa do Povo. A Secretaria de Esportes não estipulou prazo para as inscrições.

Os interessados deverão estar cientes das condições, obrigações e diretrizes estabelecidas na resolução SESP 16 de 22/12/2021, disponível no site da Secretaria de Esportes.

O VidAtiva tem o objetivo de auxiliar pessoas acima de 60 anos e com renda familiar per capita de até três salários mínimos para praticar atividade física. Atualmente, o programa atende 2.650 idosos e tem 70 academias credenciadas em 15 municípios do Estado.

De acordo com a Secretaria de Esportes, a prática de exercícios físicos pode melhorar a qualidade de vida e ajudar na prevenção e no combate de doenças como hipertensão, derrames, varizes, obesidade, diabetes, osteoporose, câncer, ansiedade, depressão, problemas no coração e pulmões.

 

Atividades oferecidas

O benefício é de uso pessoal e exclusivo e o pagamento do beneficiário deverá ser realizado diretamente no estabelecimento credenciado escolhido. As atividades que poderão ser oferecidas, de acordo com a proposta do programa, são: natação, hidroginástica, Tai Chi Chuan, yoga, musculação, pilates, ginástica, alongamento, vôlei adaptado, caminhadas orientadas, dança circular, dança de salão, malha, bocha e treinamento funcional voltado para idosos. Outras atividades poderão ser propostas, necessitando, porém da aprovação da Coordenação do Programa VidAtiva.

Notícias

Com leilão marcado para sexta (19), Emae tem capacidade para abastecer 825 mil imóveis


Com leilão marcado para sexta (19), EMAE tem capacidade para abastecer 825 mil imóveis


SP anuncia redução de 10% em tarifas social e vulnerável da Sabesp após desestatização


Governo de SP formaliza utilidade pública de prédio da Fecap para transferência à USP