São Paulo é a 21ª maior economia do mundo

No ranking das maiores economias, a do Estado de São Paulo é a 21ª do mundo (US$ 603,4 bilhões). Em 2019, o PIB paulista cresceu 2,5% mais do que o dobro do nacional (1,1%), gerando 579 mil empregos, segundo reportagem do Valor Econômico com base em dados do Banco Mundial, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Fundação Seade. Pelo IBC-BR, índice do Banco Central que analisa o comportamento do PIB, o crescimento de São Paulo foi ainda maior: 2,8%.
O PIB paulista é maior que o de países como Polônia, Suécia, Bélgica, Argentina, Áustria, Noruega, Irlanda, Singapura e Dinamarca. Com PIB na casa dos U$ 603,4 bilhões, São Paulo é a terceira maior economia e o terceiro maior mercado consumidor da América Latina.
Entre suas principais potencialidades, o estado é o maior produtor mundial de suco de laranja, açúcar e etanol. Possui o maior porto – o de Santos – e o maior aeroporto – Guarulhos – da América Latina e abriga quatro das dez das melhores faculdades da região. O território paulista sedia 19 das vinte melhores rodovias do Brasil e 80% dos eventos de negócios da América Latina, além de ser o maior centro de lazer e entretenimento da região.

Retomada

Mesmo com os impactos provocados na economia pela crise da COVID-19, o PIB paulista voltou a crescer ao nível registrado antes da pandemia. Entre os motivos dessa retomada está o pacote de investimentos anunciado pelo Governo do Estado no último mês de outubro para a retomada econômica até 2022, aliado às medidas de desoneração dos cofres públicos.
O crescimento estimado do PIB foi de 2,1% no mês de julho. Nos meses de maio e junho, os índices foram de 4,5% e de 5,5%, respectivamente. Com esses resultados, o PIB de São Paulo chegou a 103,2 pontos, um desempenho semelhante ao observado no mês de janeiro, quando o PIB atingiu 103,4 pontos e o país ainda não sofria os impactos da pandemia.

Respeito ao meio ambiente

Segundo o secretário da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles, São Paulo também conseguiu se diferenciar, perante os investidores, em relação ao respeito ao meio ambiente, pois o Estado opera em alinhamento às normas internacionais de conservação e preservação. Em 2019, o desmatamento ilegal foi zero e ainda houve recomposição de florestas.

Impacto nos ODS

A conquista dessa classificação está diretamente alinhada a dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ela impacta diretamente a meta 8.4 do ODS 8, que visa melhorar, progressivamente, até 2030, a eficiência dos recursos globais no consumo e na produção, e empenhar-se para dissociar o crescimento econômico da degradação ambiental. No ODS 8, o foco é promover o trabalho decente e crescimento econômico sustentado.

A pontuação paulista no ranking mundial contribui para o alcance do ODS 17, na medida em que está associada ao fomento a parcerias e meios de implementação, fortalecendo os meios que revitalizam acordos para o desenvolvimento sustentável. O resultado no ranking também impacta positivamente a meta 17.16, que visa reforçar parcerias multissetoriais que mobilizem e compartilhem conhecimentos, tecnologia e recursos financeiros. A meta 17.17, que incentiva e promove parcerias público-privadas, também é reconhecida neste anúncio que posiciona a capacidade competitiva de São Paulo diante dos investidores internacionais.

A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS e 169 metas, para “não deixar ninguém para trás”. No Estado de São Paulo, os ODS são lei. O Plano Plurianual estadual PPA 2020-2030 é totalmente articulado com a Agenda da ONU.

Notícias

Com leilão marcado para sexta (19), Emae tem capacidade para abastecer 825 mil imóveis


Com leilão marcado para sexta (19), EMAE tem capacidade para abastecer 825 mil imóveis


SP anuncia redução de 10% em tarifas social e vulnerável da Sabesp após desestatização


Governo de SP formaliza utilidade pública de prédio da Fecap para transferência à USP