Publicada em 25/4/2025

Governo de SP apresenta projeto de PPP das Travessias Hídricas a investidores na Noruega

Após dois dias de encontros com investidores e executivos na Holanda, o Governo de São Paulo deu sequência ao roadshow europeu, em Oslo, na Noruega, nesta quinta-feira (24). A pauta central foi a apresentação do projeto de parceria pública-privada das Travessias Hídricas. Liderada pelo governador Tarcísio de Freitas, a comitiva também conheceu de perto os modelos de balsas elétricas utilizados nas travessias marítimas nas regiões de Nesoddtangen, Drøbak e Son. As embarcações são semelhantes às que poderão ser adotadas em São Paulo com a futura concessão do sistema de transporte hidroviário à iniciativa privada.

O projeto, sancionado na última quarta-feira (23), prevê a modernização de 14 linhas de travessias de passageiros e veículos em diversas regiões do estado. Com leilão previsto para o primeiro semestre deste ano, a proposta deve receber R$ 1 bilhão em investimentos e inclui a aquisição de mais de 40 embarcações, parte delas elétricas, além da modernização da infraestrutura de terminais.

“Mais um dia extremamente produtivo desta missão em que mostramos ao mercado internacional a nossa competência em estruturar projetos de grande impacto para a população. A cada encontro, constatamos que há muito interesse pelos nossos projetos. Essa atenção mostra que estamos na direção certa, com iniciativas que vão trazer investimentos, gerar oportunidade e melhorar a vida das pessoas”, afirmou Tarcísio de Freitas.

O projeto de concessão das travessias marítimas e fluviais do Estado, que atendem atualmente cerca de 40 mil pessoas por dia, foi detalhado a três grupos noruegueses especializados nesse modal de transporte. O grupo paulista também realizou uma visita técnica à companhia responsável pelo planejamento e coordenação do transporte público da região metropolitana de Oslo e do condado de Viken.

Na pauta do dia também estava o projeto da ligação imersa entre Santos e Guarujá. A futura obra, com 1,5 km de extensão, terá faixa exclusiva para veículos e VLT, ciclovia e passagem para pedestres. A expectativa é que a infraestrutura beneficie cerca de 1,2 milhão de pessoas por dia. O leilão da concessão está marcado para 1º de agosto e o investimento previsto ultrapassa os R$ 6 bilhões.

O roteiro europeu continua até o próximo sábado (26), com visitas técnicas e encontros com investidores na Dinamarca. Um dos destaques será a visita às obras do túnel submerso Fehmarnbelt, que ligará a Dinamarca à Alemanha. A estrutura de 18 quilômetros de extensão é considerada referência internacional e inspira o modelo proposto para o túnel Santos-Guarujá.

 

Notícias

100 escolas da rede estadual de SP vão adotar o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre


Governo de SP encerra roadshow na Europa em visita às obras do maior túnel imerso do mundo


Assembleia da EMTU aprova início do processo de liquidação da empresa


Túnel Santos-Guarujá trará ao Brasil tecnologia inédita e solução inovadora de engenharia