Publicada em 28/4/2025

Assembleia da EMTU aprova início do processo de liquidação da empresa

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) aprovou o início formal do processo de liquidação da companhia. Durante a reunião, realizada nesta quarta-feira (23) em Assembleia Geral Extraordinária, foram definidos o prazo estimado para extinção da empresa, o nome do liquidante responsável pela condução do processo e a composição do conselho fiscal que atuará nesta nova etapa. Também foram encerrados os mandatos dos diretores, conselheiros de administração e membros dos comitês de Elegibilidade e de Auditoria.

Edilson José da Costa, que exercia o cargo de diretor-presidente, foi nomeado como liquidante da EMTU. Ele será responsável por elaborar o balanço patrimonial no prazo de até 30 dias e poderá manter as atividades da empresa por até 90 dias, a fim de concluir a transferência das atribuições anteriormente desempenhadas pela EMTU.

O processo de extinção da empresa deve ser concluído no prazo de 180 dias, prorrogável se necessário, conforme estabelece a legislação. A partir de agora, todos os atos e documentos da companhia deverão ser emitidos com a denominação social acrescida da expressão “em liquidação”.

O serviço de ônibus não será afetado ou reduzido durante o processo de liquidação. Também não haverá mudanças no sistema de cálculo das tarifas nas regiões metropolitanas, que continuam baseadas na extensão dos itinerários das linhas.

Composição do Conselho Fiscal

Durante o período de liquidação, o Conselho Fiscal será composto pelos seguintes membros titulares e suplentes:

  • Hélio Fumio Kubata (titular) e Daniela Karasek Quaresma de Moura (suplente);
  • Bety Tichauer (titular) e Daniel Cabral Casado de Barros (suplente);
  • Priscilla Reinisch Perdicaris (titular) e Izadora Rodrigues Normando Simões (suplente);
  • André Isper Rodrigues Barnabé (titular) e Diego Allan Vieira Domingues (suplente);
  • Roberta Campedelli Ambiel Gonçalves (titular) e Milton Frasson (suplente).

Atribuições passam à Artesp

A liquidação da EMTU/SP integra o programa São Paulo na Direção Certa, que busca modernizar a administração pública estadual e ampliar a eficiência dos serviços prestados à população. As atribuições da EMTU/SP relacionadas à regulação, fiscalização e planejamento do transporte coletivo metropolitano foram transferidas à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), conforme estabelecido na Lei Estadual nº 17.293/2020 e no Decreto Estadual nº 69.375/2025.

A reestruturação visa a fortalecer a integração entre os diversos modais de transporte — ônibus, trens e metrôs — e promover melhorias na mobilidade urbana por meio de uma gestão mais eficiente e centralizada do setor.

Notícias

100 escolas da rede estadual de SP vão adotar o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre


Governo de SP encerra roadshow na Europa em visita às obras do maior túnel imerso do mundo


Assembleia da EMTU aprova início do processo de liquidação da empresa


Túnel Santos-Guarujá trará ao Brasil tecnologia inédita e solução inovadora de engenharia