Publicada em 17/6/2025

Governo de SP inicia missão na China com foco em mobilidade e infraestrutura

O Governo de São Paulo deu início na segunda-feira (16) à missão oficial na China com reuniões estratégicas em Pequim. No primeiro dia, a comitiva se reuniu com a China Railway Signal & Communication Corporation (CRSC) e a CRRC Corporation Limited, referências globais em tecnologia ferroviária. À tarde, os encontros foram com o Bank of China e a China Communications Construction Company (CCCC), que também participou de jantar institucional com a delegação.

No segundo dia, nesta terça-feira (17), a agenda se concentrou em parcerias financeiras e infraestrutura. A comitiva esteve com o Industrial and Commercial Bank of China (ICBC), o China–Latin America Infrastructure Forum (CLAC), o China Development Bank (CDB) e o Asian Infrastructure Investment Bank (AIIB), além de um novo encontro com a CCCC. Entre os destaques, estiveram projetos como o Trem Intercidades Eixo Oeste, com R$ 11,6 bilhões de investimento, e o Túnel Imerso Santos–Guarujá, que terá 1,5 km de extensão e leilão previsto para o terceiro trimestre de 2025.

“Estamos apresentando um portfólio sólido, com segurança regulatória, impacto social e capacidade técnica reconhecida. A receptividade nas reuniões confirma que São Paulo é hoje uma das principais vitrines de infraestrutura sustentável da América Latina”, afirmou o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.

A comitiva é liderada por Benini e conta com a participação do presidente da ARTESP, André Isper, e do diretor de Assuntos Corporativos da CPP, Augusto Almudin. A missão segue até 27 de junho, com agendas também na Coreia do Sul e no Japão.

Notícias

Rodovias do Lote Litoral recebem R$ 282 milhões em melhorias perto de completar primeiro ano sob concessão


Siga Fácil entra em operação no sábado (1º) nas rodovias do Alto Tietê, Baixada Santista e Vale do Ribeira


Exposição virtual celebra os 90 anos da artista Maria Bonomi


SP economiza mais de 1,2 milhão de caixas d’água por dia com medidas de novo sistema de gestão de recursos hídricos