Publicada em 21/7/2025

SP faz audiências públicas sobre concessão de serviços de remoção e guarda de veículos

O Governo de São Paulo realiza nesta segunda-feira (21), em Campinas, a primeira das sete audiências públicas para o projeto de concessão dos serviços de remoção e guarda de veículos apreendidos por infrações de trânsito no estado. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), está com consulta pública aberta para receber contribuições da população, autoridades e de interessados até o dia 8 de agosto.

Nas audiências públicas serão apresentados os estudos do projeto e coletadas sugestões da sociedade para o aprimoramento do modelo. O encontro presencial desta segunda-feira, que será realizado às 11h na Prefeitura Municipal de Campinas (Av. Anchieta, 200 – Centro, Campinas), contará com transmissão online pelo Youtube do Governo (www.youtube.com/governosp).

As outras audiências públicas serão realizadas nos próximos dias em São José do Rio Preto (22), Ribeirão Preto (23), Bauru (24), Sorocaba (25), São José dos Campos (28) e São Paulo (29) – veja mais informações abaixo.

O novo modelo propõe unificar e padronizar o recolhimento, a custódia, a gestão, a preparação para leilão e a restituição dos veículos. A concessão será estruturada em sete lotes, abrangendo os 645 municípios paulistas.

Padronização e integração

Hoje, o serviço de remoção e guarda de veículos no estado é prestado de forma descentralizada. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/SP) utiliza 42 pátios no estado, enquanto o Detran/SP atua com 43 convênios municipais – onde a prefeitura contrata o pátio – e 168 contratos privados de gestão direta com o órgão. Esse modelo gera diferenças nos procedimentos, nas taxas cobradas e nas condições dos pátios, dificultando a padronização e a modernização do serviço.

O projeto prevê uma série de benefícios diretos para a população e para a gestão pública. A medida promove maior eficiência na fiscalização de trânsito, ao reduzir o tempo de operação dos agentes e ampliar sua capacidade de atuação nas cidades e rodovias. Os serviços de remoção e custódia passarão a ser executados de forma padronizada, com mais segurança, qualidade e transparência, garantindo a preservação dos bens dos proprietários.

Além disso, o projeto prevê a implantação de plataforma tecnológica integrada, rastreamento da frota e canais digitais de atendimento. Ainda haverá metas de desempenho, incentivo a práticas sustentáveis e reconhecimento de iniciativas alinhadas a critérios ambientais, sociais e de governança (ESG). A concessão será fiscalizada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), com acompanhamento técnico do Detran/SP, DER/SP e de um verificador independente.

Audiências Públicas

Os encontros serão presenciais, com transmissão online, e ocorrerão em sete cidades, representando as regiões abrangidas pela concessão, que contempla os 645 municípios do estado, divididos em sete lotes. Confira as datas e os locais:

21 de Julho – Campinas
Horário: 11h
Prefeitura de Campinas, Av. Anchieta, 200 – Centro, Campinas
22 de Julho – São José do Rio Preto
Horário: 11h
Escritório Regional do Governo – Av. Floriano André Cabrera s/nº – Jardim São Marcos, São José do Rio Preto
23 de Julho – Ribeirão Preto
Horário: 11h
Escritório Regional do Governo – Av. Pres. Kennedy, 1760 – Ribeirânia, Ribeirão Preto
24 de Julho – Bauru
Horário: 11h
Escritório Regional do Governo – Av. Cruzeiro do Sul, Qd 13-15 – Vila Cardia, Bauru
25 de Julho – Sorocaba
Horário: 11h
Câmara Municipal de Sorocaba – Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, nº 2945, Alto da Boa Vista, Sorocaba – SP
28 de Julho – São José dos Campos
Horário: 11h
PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos
Estr. Dr. Altino Bondesan, 500 – Eugênio de Melo, São José dos Campos – SP
29 de Julho – São Paulo
Horário: 11h
Sede do Detran/SP – Rua João Brícola, 32 – Centro, São Paulo

Consulta Pública

A Consulta Pública para o recebimento de contribuições está aberta até o dia 8 de agosto. Os documentos do projeto estão disponíveis no site da SPI e os interessados podem acessar o material completo mediante solicitação por e-mail (remocaoeguarda@sp.gov.br), informando dados pessoais e institucionais.

Mais informações sobre a consulta e as audiências públicas estão disponíveis em: www.parceriaseminvestimentos.sp.gov.br/projeto-qualificado/remocao-e-guarda-de-veiculos.

Notícias

Governo de SP entrega lancha modernizada para pedestres e ciclistas na travessia São Sebastião/Ilhabela


Governo de SP amplia prazo da consulta pública sobre concessão de parques urbanos na capital até 18 de agosto


Governo de SP lança painel de monitoramento de febre amarela


Governo de SP inaugura Polo da Univesp na Escola da Inclusão com foco em acessibilidade e inclusão no ensino superior