

Publicada em 29/7/2025
Governo de SP recebe homenagem de Tóquio em celebração aos 35 anos de amizade
Momento marca aniversário de Acordo de Fraternidade e estreita laços diplomáticos
Na última sexta (25), o Governo de SP foi homenageado na capital japonesa, em comemoração aos 35 anos do Convênio de Fraternidade entre a Região Metropolitana de Tóquio e o Estado de São Paulo.
A homenagem contou com imagens que representam o Estado de São Paulo, reunidas em um painel exposto na sede do Governo Metropolitano de Tóquio. A exposição de fotos fica aberta até o dia 31 deste mês.
Além do Acordo de Fraternidade firmado com a região japonesa, o Estado de São Paulo faz parte de uma longa história de amizade entre Brasil e Japão. No último mês, o Governo de SP recebeu em sua sede, o Palácio dos Bandeirantes, a Princesa do Japão, Kako de Akishino, em celebração ao 130º aniversário das relações diplomáticas entre os países. Na ocasião, a Princesa participou de reunião bilateral com o governador e foi agraciada com a Ordem do Ipiranga, a mais alta honraria concedida pelo Estado de São Paulo.
Acordo de Fraternidade SP e Tóquio
O Acordo de Fraternidade entre o Estado de São Paulo e a Região Metropolitana de Tóquio foi firmado em 13 de junho de 1990, e promove união e solidariedade entre as partes.
As relações diplomáticas entre o Estado de São Paulo e o Japão são marcadas por vínculos culturais, sociais e econômicos, impulsionados pela imigração japonesa ao Brasil no início do século XX, cujo marco inaugural foi a chegada de 781 pessoas a bordo do navio Kasato Maru ao Porto de Santos, em 1908.
O Brasil abriga a maior comunidade de nipo-descendentes do mundo — aproximadamente 2,7 milhões de pessoas — plenamente integrada ao mosaico cultural nacional e fonte de valiosas contribuições ao desenvolvimento do país –, das quais cerca de 50% vivem no Estado de São Paulo.