Publicada em 27/8/2025

Governo de SP participa de encontro de Museus-Casas na Fundação Ema Klabin

Evento vai de 27 a 29 de agosto e é uma das principais iniciativas do país voltadas à valorização de espaços de memória

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Acervo dos Palácios, departamento museológico da Secretaria da Casa Civil, participa este ano do XVII Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas, que ocorre de 27 a 29 de agosto na Casa Museu Ema Klabin.

Com o tema “Museus-casas: múltiplas narrativas”, esta edição do evento reúne especialistas, gestores culturais, curadores, arquitetos, pesquisadores e representantes de instituições de todo o país para refletir sobre os desafios e as oportunidades contemporâneas desses ambientes culturais. O principal objetivo é promover a preservação e valorização desta tipologia de museus, os museus-casas no Brasil.

Idealizado por Ana Cristina de Carvalho, Curadora do Acervo dos Palácios de 2007 a 2022, o Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas é realizado desde 2004 e passou a ser organizado pela Casa Museu Ema Klabin em 2023. A 17ª edição conta com o apoio da Klabin, do DemHist e do Icom Brasil, e apoio institucional do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, Museu Casa de Portinari e Museu Mariano Procópio.

“Ficamos muito felizes em participar desta edição do encontro, que teve suas raízes na nossa casa e hoje chega a sua 17ª edição num momento muito especial para o Acervo: nossa comemoração de 40 anos. O Encontro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas reafirma sua importância e suas contribuições com uma programação diversificada e atual, ampliando os conhecimentos sobre os museus-casas”, declara Rachel Vallego, Curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo.

O Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo reúne cerca de 5 mil peças, incluindo obras de arte e objetos históricos, distribuídos entre os Palácios dos Bandeirantes (São Paulo) e Boa Vista (Campos do Jordão).

O evento também recebe apoio do Museu Casa de Portinari, que fica em Brodowski (SP), e é instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Para Angelica Fabbri, museóloga e diretora do Museu Casa de Portinari e da ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), a edição deste encontro representa uma oportunidade singular para o compartilhamento de experiências e reflexões. “A realização desta edição do Encontro oportuniza aos profissionais e instituições um espaço ímpar para trocas de experiências e reflexões enriquecedoras ao tempo que assegura a continuidade de um evento que consolidou como um dos mais importantes na cena museológica brasileira”, destaca.

Os 3 dias de programação contam com mesas-redondas e palestras com especialistas de diferentes regiões do país. O público também pode participar de visitas a importantes casas históricas, como a Casa Zalszupin, a Casa Modernista, o Palácio dos Bandeirantes, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, a Galeria Luciana Brito e o Museu Lasar Segall.

Serviço:

27, 28 e 29/08: XVII Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas.
Formato híbrido: presencial e ao vivo no canal do YouTube da Casa Museu Ema Klabin. Gratuito.

Inscrições em: https://emaklabin.org.br/em-cartaz/xvii-encontro-brasileiro-de-palacios-museus-casas-e-casas-historicas
Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo

Programação:

Quarta-feira, 27 de agosto de 2025
● 10h – Visita ao Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Estado de São Paulo
● 11h – Visita à Fundação Maria Luisa e Oscar Americano
● 13h30 – Credenciamento na Casa Museu Ema Klabin
● 14h – Abertura
● 15h – Mesa-redonda 1: O futuro dos museus-casas
● 17h – Mesa-redonda 2: Identidades mediadoras: a casa, os moradores e seu legado cultural e artístico

Quinta-feira, 28 de agosto de 2025
● 10h – Visita à Casa Zalszupin
● 11h – Visita à Galeria Luciana Brito
● 14h – Palestra: Historicidade, processos de atribuição de valor e reflexões em três casas históricas, com Leila Bianchi Aguiar e Liane Campos Bonzoumet
● 15h – Mesa-redonda 3: Paisagismo nacional: a preservação de organismos mutantes
● 17h – Mesa-redonda 4: A casa como espaço público

Sexta-feira, 29 de agosto de 2025
● 10h – Visita ao Museu Lasar Segall
● 11h – Visita à Casa Modernista
● 15h – Mesa-redonda 5: Representações nas casas de poder
● 16h – Mesa-redonda 6: Arte contemporânea em cenários históricos
● 18h – Encerramento oficial

Notícias

Alunos de SP enviam carta coletiva para COP30 na Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente


Governo de SP publica edital da concessão rodoviária da Rota Mogiana


Produção de medicamentos da FURP pode chegar a 3 bilhões por ano com nova operação do Butantan


CULTSP PRO completa um ano com mais de 8 mil alunos e se consolida como referência em formação para a economia criativa