Publicada em 2/9/2025

Investimento em obras na educação paulista cresce 136% e beneficia 1,8 milhão de alunos

O Governo do Estado de São Paulo registrou em um ano avanço expressivo de 136% nos investimentos destinados à melhoria da infraestrutura escolar. Entre agosto de 2024 e agosto de 2025, o valor aplicado em obras concluídas na rede estadual passou de R$ 1,1 bilhão para mais de R$ 2,6 bilhões. O crescimento foi monitorado mês a mês pela Agência SP, que completa um ano de atuação e publica nesta semana a série “1 Ano de Agência SP: Você Ficou Sabendo Aqui”.

Desde o início da gestão, o Estado entregou 5.538 obras em escolas e creches. Os recursos contemplaram desde a construção de novos prédios até reformas e adequações em unidades já existentes, ampliando o alcance e a qualidade da rede pública de ensino. O acompanhamento e a execução dessas obras na rede estadual são de responsabilidade da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão que atua em todas as etapas do processo, desde o planejamento até a entrega final.

“A Secretaria da Educação tem se dedicado a criar projetos e espaços para que as escolas estejam cada vez mais atrativas”, afirmou o secretário de Educação, Renato Feder.

“Estamos garantindo espaços para o conforto e aprendizado dos nossos estudantes. Estar em uma escola melhor é decisivo para a evolução dos nossos alunos.” Renato Feder, secretário de Educação do Estado de São Paulo

As intervenções chegaram a 3.101 unidades escolares, o que representa 61,2% de toda a rede estadual. O investimento garante melhorias que vão desde a ampliação de espaços até a atualização da infraestrutura, beneficiando diretamente milhares de profissionais e estudantes. Cerca de 1,8 milhão de alunos foram impactados por essas obras, que se estenderam a 542 cidades do Estado.

O presidente da FDE, Fabricio Moura Moreira, afirma que o objetivo é deixar as escolas cada vez melhores. “A Seduc, em parceria com a FDE, vem atuando para garantir melhores condições para as unidades escolares da rede pública estadual de ensino. Essas obras são de acessibilidade, reformas para melhores condições nas escolas, nas cozinhas, nos refeitórios e nas salas de aulas. Enfim, uma série de intervenções para que toda a comunidade escolar possa estar mais bem-atendida”.

Uma das obras entregues foi o novo prédio da Escola Estadual Professor João Antônio Motta Navarro, inaugurado em julho em Itu. O diretor Adilsom Sérgio Benedetti conta que a construção de um prédio novo mudou para melhor a rotina dos estudantes. “O antigo prédio só nos permitia atender aos estudantes em meio período e agora temos ensino integral. Com os laboratórios, nossos estudantes ganharam acesso a novas experiências, atividades mais lúdicas, temos uma sala dos professores com mais espaço e, além disso, temos uma quadra de esportes incrível”, afirmou.

Entre as construções entregues por todo o estado, estão 83 novos edifícios escolares, sendo 21 novas escolas estaduais e 62 unidades inauguradas pelo Programa Creche Escola. Além das novas edificações, o investimento incluiu reformas em salas de aula, laboratórios, refeitórios, cozinhas, quadras esportivas e áreas comuns. Também foram realizadas adequações de acessibilidade, garantindo conforto e inclusão para todos os alunos.

As melhorias contemplaram ainda a recuperação de telhados, fachadas e outras estruturas físicas, preservando o patrimônio escolar e criando um ambiente mais seguro e funcional para a comunidade estudantil.

Aluna da 2ª série do Ensino Médio na recém-inaugurada Escola Estadual Jardim Real II, em Presidente Epitácio, Sarah Alves Martins comemorou as novidades: “Como é um ambiente novo, foi algo muito surpreendente. A quadra ficou muito boa, o refeitório também é ótimo, é perfeito, a comida também é muito boa. É tudo muito novo pra nós”, conta.

“Escola nova, vida nova”, disse Elisabete Rosa da Silva, aluna do nono ano da Escola Estadual Professor João Antônio Motta Navarro, em Itu. “Com essa estrutura nova, nos adaptamos ao modelo integral, e isso é uma mudança que veio para o bem. As aulas passam a ser mais elaboradas e mais dinâmicas e nossa convivência vai ser melhor.”

“Com essa estrutura nova, as aulas passam a ser mais elaboradas e mais dinâmicas e nossa convivência vai ser melhor”, Elisabete Rosa da Silva, aluna do nono ano da Escola Prof. João Antônio Motta Navarro, em Itu

Além do impacto educacional, as intervenções geraram mais de 31 mil empregos, movimentando a economia e criando oportunidades de trabalho nas comunidades atendidas.

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