Publicada em 22/9/2025

Palácio dos Bandeirantes se ilumina de lilás em apoio à conscientização sobre o Alzheimer

No último domingo (21), o Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, se  iluminou de lilás em apoio à campanha Setembro Lilás e ao Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer. A iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do acesso a informações sobre a doença.

O Alzheimer é uma condição neurológica progressiva que atinge principalmente pessoas idosas. Seus sintomas mais comuns incluem perda de memória, alterações de comportamento, dificuldades na fala, na orientação e nos movimentos.

No Brasil, cerca de 1,8 milhão de pessoas vivem com algum tipo de demência, sendo o Alzheimer o mais comum. Segundo a Alzheimer’s Disease International, mais de 80% dos casos não são diagnosticados no país, o que compromete as chances de tratamento adequado. Ainda conforme a entidade, o custo global da doença já ultrapassa US$ 1,3 trilhão e a projeção é de que o número de casos triplique até 2050.

Uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (Febraz) e Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) em 2023 revelou que 68% dos brasileiros acreditam que a perda de memória é uma parte natural do envelhecimento. Além disso, 53% acham que a doença afeta apenas a memória, enquanto 46% acreditam que ela ocorre apenas entre os 75 e 80 anos. No entanto, o Alzheimer pode surgir antes dessa faixa etária e compromete diversas funções cognitivas, não se limitando apenas à memória.

Embora não exista uma forma comprovada de prevenção, estudos indicam que manter o cérebro ativo, praticar atividades físicas, adotar uma alimentação saudável e evitar o consumo de álcool e cigarro são atitudes que podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver a doença.

Notícias

Tarifas do transporte metropolitano são atualizadas a partir desta terça (6)


Governo de SP e Justiça firmam acordo para padronizar destinação de bens apreendidos do crime organizado


Governo de SP abre consulta pública para gestão do Parque Bruno Covas


Nova tarifa da Sabesp entra em vigor com valor 15% menor que no modelo estatal