Publicada em 14/11/2025

Consórcio Acqua Vias SP vence leilão da PPP de Travessias Hídricas do Governo de São Paulo

O consórcio Acqua Vias SP foi o ganhador do leilão da parceria público-privada do Sistema de Travessias Hídricas, promovido pelo Governo de São Paulo nesta quinta-feira (13), na sede da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na capital. O consórcio apresentou desconto de 12,60% sobre o valor estimado de referência do edital, que previa contraprestação anual média de R$ 461,18 milhões, e superou outros três concorrentes.

“Com o leilão de hoje, estamos chegando a R$ 373 bilhões de investimentos contratados. Isso representa a melhoria da logística e da segurança, mas também da geração de empregos. É emprego na veia. São pais de família que vão trabalhar na construção civil. Neste caso, há ainda os que vão trabalhar nos estaleiros, produzindo embarcações. Vamos ver o cidadão sendo bem atendido, com um menor tempo de viagem e um serviço silencioso e sustentável. Estamos dando exemplo”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Com investimentos estimados em R$ 2,5 bilhões, a PPP faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e vai modernizar e ampliar 14 linhas de travessias no litoral paulista, na região metropolitana de São Paulo e no Vale do Paraíba, beneficiando 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos que são atendidos pelo sistema anualmente.

O Acqua Vias SP é formado pelas empresas BK Consultoria e Serviços, Internacional Marítima, Rodonave Navegações, Zetta Infraestrutura e Participações e Innovia Soluções Inteligentes. Outros três proponentes apresentaram propostas: o Consórcio Travessias SP, e as empresas Comporte Participações S/A e CS Infra S.A.

Confira os lances:

  • Consórcio Travessias SP (formado pelas empresas CLD Construtora, Biancar Serviços e Locações, Camila Navegação Transporte, Engemais Empreendimentos e Participações, F. Andrei Neto, Raff Geração e Comércio de Energia Elétrica), com desconto de 8,10%;
  • Comporte Participações S/A, com desconto de 2,53%;
  • CS Infra S.A., com desconto de 5,53%.

O contrato, com duração de 20 anos, prevê a aquisição de mais de 40 novas embarcações, sendo a maioria delas 100% elétricas. Os recursos também contemplam a requalificação e a ampliação de 20 terminais, novas oficinas de manutenção, centros de controle operacional, cabines automáticas de cobrança e sistemas de automação e segurança..

“Esta é uma grande tarde para o setor aquaviário de São Paulo. Parabéns ao Governo de São Paulo por buscar tecnologia privada para ajudar a construir o modal mais confortável, seguro e sustentável do mundo”, afirmou o diretor da Zetta Infraestrutura, César Uzeda, que representou o consórcio vencedor na batida do martelo.

A modernização permitirá a redução de até 18 mil toneladas de CO₂ por ano, consolidando o projeto como um dos maiores programas de descarbonização do transporte aquaviário do país.

Durante a estruturação, a PPP das Travessias Hídricas tornou-se o primeiro projeto no Brasil a receber a certificação internacional Blue Dot Network, concedida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O selo reconhece o alinhamento do projeto com os mais altos padrões de governança, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social.

“Esse é um projeto que já começa premiado. E isso é muito relevante porque coloca em prática tudo o que a gente vem falando em planejamento de uma estrutura resiliente e sustentável de verdade. Muito se fala em termos de sustentabilidade e o estado de São Paulo coloca em prática o que de fato é o meio ambiente. Não é por acaso que recebemos esse certificado da OCDE”, disse a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende.

“O mais importante é o efeito social que esse projeto vai trazer para a população. Vamos triplicar a capacidade de transporte, eliminar um grande gargalo e beneficiar diretamente os usuários, com um serviço melhor, mais eficiente, mais confortável e com menor impacto ao meio ambiente. Será também um grande vetor de desenvolvimento sustentável para as regiões atendidas”, afirmou o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.

Próximos passos

Com o leilão concluído, o Governo de São Paulo dará início às etapas formais de adjudicação e homologação do resultado, que confirmam oficialmente a vencedora e a regularidade do processo. Após essas fases, será iniciado o procedimento para assinatura do contrato, com previsão para o primeiro semestre de 2026. A partir daí, terá início a fase de transição operacional.

Durante esse período, a Semil seguirá responsável pelas operações nos três primeiros meses, em regime de cooperação com a concessionária, que assumirá integralmente a gestão a partir do sétimo mês.

O plano de investimentos será executado de forma gradual, contemplando a fabricação das novas embarcações e a modernização dos terminais. De acordo com o cronograma contratual, todas as travessias deverão operar com capacidade plena até o final do sétimo ano, com as obras concluídas e a frota elétrica já operacional.

Confira as linhas aquaviárias contempladas pela PPP:

  • São Sebastião–Ilhabela;
  • Santos–Vicente de Carvalho;
  • Santos–Guarujá;
  • Bertioga–Guarujá;
  • Cananéia–Continente;
  • Cananéia–Ilha Comprida;
  • Cananéia–Ariri;
  • Iguape–Juréia;
  • Bororé–Grajaú;
  • Taquacetuba–BororéJoão Basso–Taquacetuba;
  • Porto Paraitinga;
  • Porto Varginha;
  • Porto Natividade da Serra.

Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP)

O PPI-SP é uma iniciativa do Governo do Estado que visa ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo.

Com foco nas áreas de Rodovias, Mobilidade, Social e Água/Energia, o PPI-SP está realizando o maior e mais completo programa de investimentos com a iniciativa privada da história de São Paulo, beneficiando a população paulista e impulsionando o crescimento econômico regional. Ao todo, são mais de 30 projetos qualificados e uma carteira de mais de R$ 550 bilhões em investimentos.

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