Publicada em 10/6/2020

Estado de São Paulo monitora impacto das ações de enfrentamento à COVID-19 nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

As medidas tomadas pelo Governo do Estado de São Paulo para enfrentar a pandemia do novo coronavírus impactaram positivamente 11 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU – Organização das Nações Unidas na Agenda 2030.

O monitoramento foi realizado de 10 de março a 30 de abril sobre 122 ações publicadas no Diário Oficial do Estado pelas secretarias e compiladas pelo Comitê Administrativo Extraordinário COVID-19.  “A Agenda 2030 é um marco nas relações internacionais, e todo o governante que preza pelo o desenvolvimento inclusivo de sua região, deve tê-la como norteadora na tomada de decisões” – comentou o secretário de Relações Intenacionais, Julio Serson, responsável pela estratégia de internacionalização do Estado de São Paulo.

O secretário-chefe da Casa Civil e presidente da Comissão Estadual de São Paulo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Antonio Carlos Rizeque Malufe, lembra que os ODS são uma importante referência para a formulação e organização dos programas governamentais. “O monitoramento reforça o que foi estabelecido pelo Plano Plurianual 2020-2023 e suas diretrizes e objetivos estratégicos alinhados aos ODS”, afirma.

Impactos positivos

A totalidade das ac¸o~es tem impactos diretos e indiretos no ODS 3 – Saúde e Bem-estar. Os decretos de quarentena, o fechamento de parques, comércio e equipamentos culturais e a suspensão de eventos públicos, para evitar a circulação de pessoas e a disseminação acentuada do vírus, seguiram orientações da ciência e da medicina e referências internacionais.

Destacaram-se no período os impactos sobre a erradicação da pobreza e da fome (ODS 1 e 2) e a redução das desigualdades (ODS 10), possibilitados por iniciativas como a Ação Alimento Solidário, o funcionamento extraordinário das unidades do Restaurante Bom Prato e todo o conjunto de medidas que garantiu a alimentação de alunos da rede pública estadual de ensino.

Ainda relacionada aos objetivos de erradicação da pobreza e diminuição das desigualdades, porém situada no campo temático do ODS 6 – Água Potável e Saneamento, foi ressaltada a decisão de suspensão da cobrança dos serviços de água e esgoto para cerca de 2 milhões de pessoas atendidas pela tarifa social da Sabesp.

Outro ODS impactado por apenas uma ação principal, mas correlacionado a outros objetivos de desenvolvimento sustentável, foi o ODS 5 – Igualdade de Gênero, que prevê a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres e meninas. A ação destacada no monitoramento foi a possibilidade de registro online das ocorrências de violência doméstica contra as mulheres, por meio da Delegacia Eletrônica.

Instituições eficazes e parcerias

O monitoramento revelou que há convergência entre as ações do Governo de São Paulo e o ODS 16, que trata do fortalecimento, da eficácia e da transparência das instituições, essenciais para o alcance de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A criação do Comitê Administrativo Extraordinário COVID-19, que tem como atribuição coordenar os esforços governamentais no enfrentamento da pandemia, foi uma das ações destacadas no ODS 16.

Já as parcerias firmadas pelo Governo do Estado impactaram positivamente o ODS 17, que preconiza o compromisso renovado de cooperação para a implementação da Agenda 2030.

O relatório “Impacto das ações do Governo do Estado de São Paulo de enfrentamento à COVID-19 nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” foi elaborado pela Secretaria de Relações Internacionais e pela Casa Civil do governo paulista, e tem como objetivo reafirmar o compromisso do Governo do Estado de Sa~o Paulo com os Desenvolvimento Sustenta´vel sem que ninguém seja deixado para tra´s enquanto durar a pandemia causada pelo novo coronavírus. A próxima edição do relatório está prevista para o dia 4 de julho.

Clique aqui para ter acesso ao relatório.

Notícias

SP detalha oportunidades no mercado paulista de transição energética e tecnologia na Brazilian Week


Governo de SP realiza audiências públicas da concessão do TIC Sorocaba


Região de Presidente Prudente recebe audiência pública da LOA 2026


SP destaca oportunidades em biotecnologia, descarbonização e economia do conhecimento na Brazilian Week