Publicada em 29/10/2020

Campanha no Metrô recolhe mais de uma tonelada e meia de lixo eletrônico

Uma parceria do Metrô de São Paulo com a associação Green Eletron conseguiu recolher 1.634 kg de equipamento eletrônicos inservíveis entre os dias 3 e 16 de outubro. A coleta foi realizada para marcar a décima edição da Virada Sustentável, que ocorreu neste mesmo período.

Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o segundo maior produtor de lixo eletrônico das Américas e o quinto no mundo, com 2 milhões de toneladas descartadas em 2019. Porém, apenas 3% deste volume é descartado corretamente, prejudicando o meio-ambiente.

IMPACTO NOS ODS

A ação do Metrô de São Paulo impacta diretamente a meta 11.6 do ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis que planeja reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando atenção à gestão de resíduos. No ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, a campanha contribui para a meta 12.5, que visa reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.

A parceria com a associação Green Eletron é reconhecida pelo ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para “não deixar ninguém para trás”. No Estado de São Paulo, os ODS são lei. O Plano Plurianual estadual PPA 2020-2023 é totalmente articulado com a Agenda da ONU.

Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui.

Notícias

Summit Agenda SP+Verde: Estado anuncia acordo de US$ 110 mi com o BID para financiamento de projetos sustentáveis


Dicas para economizar água: pequenas ações podem gerar grandes resultados


TJ-SP suspende decisão que impedia cobrança de pedágio na Rodovia Pedro Eroles


Rotas do Queijo Paulista: produção artesanal de queijos cresce 300% em SP