Publicada em 3/11/2020

Lei isenta de ICMS a importação de medicamentos para doença degenerativa grave

Foi publicada dia 29 de novembro de 2020 a Lei 17.299, de autoria do Governador do Estado, que isenta de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) a importação dos medicamentos Zolgensma e Spinraza, utilizados no tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME) e reconhecidos como os medicamentos mais caros do mundo.

A AME é uma doença genética rara, progressiva e muitas vezes letal, que afeta a capacidade de caminhar, comer e, em última instância, respirar. A doença atinge aproximadamente um em cada 10.000 nascidos vivos e é a principal causa genética de morte em bebês.

A isenção prevista na Lei vale para importações que ocorreram a partir do dia 5 de agosto de 2020 e não impactará as metas de resultados fiscais previstas na Lei Orçamentária de 2020 e no projeto de lei orçamentária de 2021.

IMPACTO NOS ODS

A medida impacta positivamente o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar e a meta de proporcionar, a todas as pessoas, o acesso a medicamentos essenciais, seguros, eficazes, de qualidade e a preços acessíveis.

A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para “não deixar ninguém para trás”. No Estado de São Paulo, os ODS são lei. O Plano Plurianual estadual PPA 2020-2023 é totalmente articulado com a Agenda da ONU.

 

Notícias

Governo de SP entrega lancha modernizada para pedestres e ciclistas na travessia São Sebastião/Ilhabela


Governo de SP amplia prazo da consulta pública sobre concessão de parques urbanos na capital até 18 de agosto


Governo de SP lança painel de monitoramento de febre amarela


Governo de SP inaugura Polo da Univesp na Escola da Inclusão com foco em acessibilidade e inclusão no ensino superior