Publicada em 18/11/2020
Concurso oferece intercâmbio entre cidades paulistas e europeia
A Secretaria de Desenvolvimento Regional, por meio do Programa Parcerias Municipais e em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais, tem buscado oportunidades para o compartilhamento de boas práticas urbanas. A novidade agora é que os municípios paulistas poderão participar do concurso “Inovação Urbana Innopolis 2020”, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para premiar governos e agências de desenvolvimento que implantaram boas práticas para enfrentar os desafios urbanos, destacando a boa capacidade de gestão e inovação das cidades da América Latina e do Caribe. As inscrições vão até o dia 22 de novembro.
Os municípios poderão apresentar iniciativas em desenvolvimento ou concluídas que foram transformadoras e impactaram positivamente o meio ambiente urbano e a qualidade de vida dos paulistas em ao menos uma das seguintes áreas: COVID-19; reativação da economia e emprego local; habitação; mobilidade e conectividade; sustentabilidade urbana e econômica.
As três cidades vencedoras serão reconhecidas formalmente pelo BID, além de poderem realizar programa de intercâmbio com uma cidade da Europa conhecida por inovação urbana, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos e práticas de inovação em nível internacional.
IMPACTO NOS ODS
O concurso contribui para o alcance do ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura que defende o investimento em inovação como condição básica para o crescimento econômico e para o desenvolvimento das nações.
Outro ODS impactado é o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e várias de suas metas, que versam sobre os desafios urbanos como habitação, transportes, gestão de resíduos e construções sustentáveis.
O Programa Parcerias Municipais é reconhecido pela meta 17.17 do ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação que visa incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas, privadas, e com a sociedade civil eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias Dados, monitoramento e prestação de contas.
A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS e 169 metas, para “não deixar ninguém para trás”. No Estado de São Paulo, os ODS são lei. O Plano Plurianual estadual PPA 2020-2030 é totalmente articulado com a Agenda da ONU.
Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui.