Publicada em 18/11/2020

Concurso oferece intercâmbio entre cidades paulistas e europeia

A Secretaria de Desenvolvimento Regional, por meio do Programa Parcerias Municipais e em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais, tem buscado oportunidades para o compartilhamento de boas práticas urbanas. A novidade agora é que os municípios paulistas poderão participar do concurso “Inovação Urbana Innopolis 2020”, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para premiar governos e agências de desenvolvimento que implantaram boas práticas para enfrentar os desafios urbanos, destacando a boa capacidade de gestão e inovação das cidades da América Latina e do Caribe. As inscrições vão até o dia 22 de novembro.

Os municípios poderão apresentar iniciativas em desenvolvimento ou concluídas que foram transformadoras e impactaram positivamente o meio ambiente urbano e a qualidade de vida dos paulistas em ao menos uma das seguintes áreas: COVID-19; reativação da economia e emprego local; habitação; mobilidade e conectividade; sustentabilidade urbana e econômica.

As três cidades vencedoras serão reconhecidas formalmente pelo BID, além de poderem realizar programa de intercâmbio com uma cidade da Europa conhecida por inovação urbana, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos e práticas de inovação em nível internacional.

IMPACTO NOS ODS

O concurso contribui para o alcance do ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura que defende o investimento em inovação como condição básica para o crescimento econômico e para o desenvolvimento das nações.

Outro ODS impactado é o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e várias de suas metas, que versam sobre os desafios urbanos como habitação, transportes, gestão de resíduos e construções sustentáveis.

O Programa Parcerias Municipais é reconhecido pela meta 17.17 do ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação que visa incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas, privadas, e com a sociedade civil eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias Dados, monitoramento e prestação de contas.

A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS e 169 metas, para “não deixar ninguém para trás”. No Estado de São Paulo, os ODS são lei. O Plano Plurianual estadual PPA 2020-2030 é totalmente articulado com a Agenda da ONU.

Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui.

Notícias

Governo de SP entrega lancha modernizada para pedestres e ciclistas na travessia São Sebastião/Ilhabela


Governo de SP amplia prazo da consulta pública sobre concessão de parques urbanos na capital até 18 de agosto


Governo de SP lança painel de monitoramento de febre amarela


Governo de SP inaugura Polo da Univesp na Escola da Inclusão com foco em acessibilidade e inclusão no ensino superior