Publicada em 19/11/2020
Educação publica edital para a contratação de psicólogos
O programa Psicólogos da Educação vai contratar pelo menos mil profissionais da área para atender 3,5 milhões de estudantes e 250 mil professores e servidores da rede estadual paulista. Para isso, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo publicou edital para a contratação destes profissionais.
A licitação será via pregão, marcado para 2 de dezembro. Os psicólogos contratados vão apoiar o desenvolvimento das ações do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva-SP) e orientar profissionais sobre possíveis sinais passíveis de identificação de traumas e abusos entre os alunos, além de conduzir testes e ferramentas psicológicos, conforme planejamento de cada escola.
IMPACTO NOS ODS
O programa Psicólogos da Educação impacta diretamente a meta 4.7 do ODS 4 – Educação de Qualidade que visa garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável por meio da educação para direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural.
O programa também contribui para o alcance do 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes através da meta 16.2 que pretende acabar com abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças.
A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS e 169 metas, para “não deixar ninguém para trás”. No Estado de São Paulo, os ODS são lei. O Plano Plurianual estadual PPA 2020-2030 é totalmente articulado com a Agenda da ONU.
Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui.