Publicada em 10/12/2020
Educação cria processo para acompanhar aprendizagem dos 3,5 milhões de alunos da rede estadual
A Secretaria Estadual da Educação criou um conjunto de instrumentos para monitorar a aprendizagem dos 3,5 milhões de alunos da rede estadual. As ferramentas visam garantir que todos os estudantes tenham oportunidade de recuperar suas aprendizagens e estejam em condições de igualdade para evoluir em seu período escolar.
Serão aplicadas avaliações diagnósticas, atividades digitais quinzenais, provas mensais e bimestrais, avaliação de fluência leitora, entre outras atividades.
Até dia 18 de dezembro será realizada a avaliação diagnóstica aos 3,5 milhões de estudantes da rede estadual. A aplicação é preferencialmente na escola, mas pode ocorrer também de forma on-line. A escola pode utilizar a avaliação como um dos requisitos para composição de nota para este ano. Deste modo, ações pedagógicas podem ser mais focadas na recuperação e aprofundamento.
IMPACTO NOS ODS
As ações educativas estipuladas pela Secretaria da Educação conectam-se ao ODS 4 – Educação de qualidade e a meta 4.1 que tem como foco garantir que meninas e meninos completem o ensino primário e secundário de forma equitativa e com qualidade.
A agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas. No Estado de São Paulo, os ODS são lei e figuram no Plano Plurianual do Estado para o quadriênio 2020-2030.
Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.