Publicada em 10/12/2020

Campanha nos terminais Jabaquara e Diadema alerta para o crescimento da violência doméstica

A EMTU/SP realizou dois eventos ligados à Campanha do Laço Branco, em parceria com o Programa Bem Querer Mulher e Casa Beth Lobo. As ações ocorreram nos terminais Jabaquara e Diadema e têm como objetivo chamar a atenção dos passageiros sobre o aumento da violência doméstica no período de isolamento social devido ao novo coronavírus.

De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo pelo Boletim Estatístico Eletrônico (BEE), foram registradas 40.652 ocorrências de Lesão Corporal Dolosa contra a população feminina de janeiro a outubro de 2020.

Laço Branco – A data de 10 de dezembro lembra o Massacre de Montreal, no Canadá, ocorrido em 1989, quando um homem matou 19 mulheres com a justificativa de odiar feministas. O laço branco foi escolhido como símbolo da ação de prevenção ao machismo e à violência que ele pode causar.

IMPACTO NOS ODS

A Campanha do Laço Branco impacta diretamente a meta 5.2 do ODS 5 – Igualdade de Gênero que pretende eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual.

Outro ODS impactado é o 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes através da meta 16.1 que visa reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade.

A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para “não deixar ninguém para trás”. No Estado de São Paulo, os ODS são lei. O Plano Plurianual estadual PPA 2020-2023 é totalmente articulado com a Agenda da ONU.

Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui.

Notícias

CDHU realiza primeiras mudanças de famílias da Favela do Moinho para apartamentos prontos na zona leste


Caravana 3D: Governo de SP anuncia R$ 65 milhões em convênios com prefeituras da região de Itapeva


Governo de SP vai ampliar em 25% o número de câmeras corporais da Polícia Militar


Comunidade indígena Guarani celebra acordo histórico com Governo de SP no Parque Jaraguá