Publicada em 17/12/2020
Mais duas Etecs ganham estação meteorológica para estudar o clima
As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Astor de Mattos Carvalho, de Cabrália Paulista, e Orlando Quagliato, de Santa Cruz do Rio Pardo, receberam duas estações meteorológicas para monitorar volume de chuva, radiação solar, temperatura, vento, entre outros dados relacionadas às variações do clima na região. Com os dois novos equipamentos, o Centro Paula Souza (CPS) chega a oito unidades contempladas no projeto financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag) e pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), com apoio dos comitês de bacias hidrográficas e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
As informações geradas podem auxiliar agricultores na tomada de decisões estratégicas para melhorar a eficiência da produção, bem como servir de suporte para órgãos como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, entre outros.
IMPACTO NOS ODS
A estação meteorológica contribui para o alcance da meta 2.4 do ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável que pretende garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas agrícolas robustas, que aumentem a produtividade e a produção, que ajudem a manter os ecossistemas, que fortaleçam a capacidade de adaptação às mudança do clima, às condições meteorológicas extremas, secas, inundações e outros desastres, e que melhorem progressivamente a qualidade da terra e do solo.
Outro ODS impactado é o 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima através da meta 13.b que visa promover mecanismos para a criação de capacidades para o planejamento relacionado à mudança do clima e à gestão eficaz.
A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para “não deixar ninguém para trás”. No Estado de São Paulo, os ODS são lei. O Plano Plurianual estadual PPA 2020-2023 é totalmente articulado com a Agenda da ONU.
Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui.