Publicada em 7/1/2021

EMTU abre cadastro do Passe Livre e Meia Tarifa para estudantes e professores

Nesta primeira semana de janeiro, estudantes e professores já podem preencher os formulários de requisição e revalidação do Passe Livre e Meia Tarifa 2021 no site da EMTU/SP.

O Passe Livre isenta alunos do ensino regular, técnico ou superior do pagamento da tarifa para o deslocamento intermunicipal entre a residência e a escola. Conforme prevê a legislação em vigor, o solicitante deve ter renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo nacional. O estudante que não tiver direito à gratuidade total pode solicitar a Meia Tarifa, que concede desconto de 50% no pagamento da passagem. Já o professor pode requisitar a Meia Tarifa se residir em um município e lecionar em outro da mesma região metropolitana.

Foram emitidos pela EMTU/SP, no ano de 2020, cerca de 88,8 mil passes escolares nas cinco regiões metropolitanas do Estado (São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba/Litoral Norte e Sorocaba), sendo 50,7 mil Passes Livres e 38,1 mil Meia Tarifas.

IMPACTO NOS ODS

A ação do Governo, por meio da EMTU, contribui para o alcance da meta 11.2 do ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis que visa proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos.

A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS e 169 metas, para “não deixar ninguém para trás”. No Estado de São Paulo, os ODS são lei. O Plano Plurianual estadual PPA 2020-2030 é totalmente articulado com a Agenda da ONU.

 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

Notícias

100 escolas da rede estadual de SP vão adotar o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre


Governo de SP encerra roadshow na Europa em visita às obras do maior túnel imerso do mundo


Assembleia da EMTU aprova início do processo de liquidação da empresa


Túnel Santos-Guarujá trará ao Brasil tecnologia inédita e solução inovadora de engenharia