Publicada em 28/1/2021
São Paulo lança Plano Estratégico de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar
O Governo do Estado de São Paulo lançou o Plano Estratégico de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar (Pemalm), relatório pioneiro no Brasil da avaliação do lixo no mar no litoral paulista.
O plano traz um conjunto de indicadores (de geração de lixo, de exposição e de impactos) recomendados para o monitoramento e avaliação do lixo no mar, que vai permitir uma análise das melhores opções para o combate efetivo do problema. Ações humanas em terra e no ambiente marinho e a gestão inadequada dos resíduos sólidos são alguns dos fatores responsáveis pelos resíduos nas águas do oceano.
IMPACTO NOS ODS
Com o lançamento do Pemalm o ODS 14 – Vida na Água é contemplado, pois possui o objetivo de conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. A meta 14.1 é impactada pois até 2025, deve-se prevenir e reduzir significativamente a poluição marinha de todos os tipos, especialmente a advinda de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos e a poluição por nutrientes.
O ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação também é um ODS que sofre impacto na meta 17.17 a fim de incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil eficazes.
A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS e 169 metas, para “não deixar ninguém para trás”. No Estado de São Paulo, os ODS são lei. O Plano Plurianual estadual PPA 2020-2030 é totalmente articulado com a Agenda da ONU.
Para ler a matéria na íntegra clique aqui.