Publicada em 12/2/2021
Banco do Povo lança cartão pré-pago para apoiar microempreendedores na pandemia
O cartão do Banco do Povo pretende facilitar a movimentação dos empréstimos concedidos aos microempreendedores dos municípios conveniados, incluindo os que não possuem conta corrente.
Com objetivo de auxiliar os empreendedores mais impactados pela pandemia, o cartão poderá ser utilizado para compras de insumos em estabelecimentos que aceitem a bandeira Mastercard ou e-commerce. Além disso, o cartão pode acessar o extrato e saldo de forma online pelo site. Serão disponibilizados dois cartões: um para o empreendedor urbano e o outro para empreendedor rural. A iniciativa é uma parceria com a Acesso, empresa de gestão de cartões pré-pagos.
Os empreendedores podem solicitar as linhas de crédito de forma totalmente online pelo site www.bancodopovo.sp.gov.br ou presencialmente na agência do seu município.
IMPACTO NOS ODS
A criação do cartão Banco do Povo impacta o ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico na meta 8.3 que pretende promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, geração de empregos decentes e o crescimento de micro, pequenas e médias empresas, inclusive por meio do acesso a serviços financeiros.
O ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura também é contemplado no que diz respeito à meta 9.3 que visa aumentar o acesso das pequenas indústrias e outras empresas aos serviços financeiros, incluindo crédito acessível e sua integração em cadeias de valor e mercados.
A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS e 169 metas, para “não deixar ninguém para trás”. No Estado de São Paulo, os ODS são lei. O Plano Plurianual estadual PPA 2020-2030 é totalmente articulado com a Agenda da ONU.
Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui.