Publicada em 16/3/2021

Atendimentos presenciais no Poupatempo permanecem suspensos na Fase Emergencial

As 82 unidades do Poupatempo continuam com atendimentos presenciais suspensos durante a Fase Emergencial, decretada pelo Governo do Estado.

É importante destacar que a retirada de documentos já agendados está permitida mediante apresentação de protocolo, bem como serviços de drive thru. Além disso, casos emergenciais, como a emissão de RG para pessoas que precisam de serviços médicos, por exemplo, podem ser solicitados pelo Fale Conosco. As equipes do Poupatempo avaliam as necessidades e retornam o contato para os cidadãos.

Nas plataformas digitais, através do portal – www.poupatempo.sp.gov.br – ou no aplicativo Poupatempo Digital, os atendimentos estão mantidos, com 130 opções que podem ser realizadas de forma segura, sem a necessidade de sair de casa.

Os serviços digitais se tornaram realidade no dia a dia do Poupatempo e vêm crescendo significativamente. Hoje, já são responsáveis por mais de 70% de todos os atendimentos. Além de seguros, os canais eletrônicos do programa são eficientes e simples de serem acessados. Dos 4,6 milhões de serviços prestados nos dois primeiros meses deste ano, cerca de 3,5 milhões foram feitos pelo app e site.

Neste momento, em que todos os postos estão fechados, em função das medidas restritivas, fundamentais no combate à pandemia, os serviços mais solicitados no Poupatempo já estão disponíveis nas plataformas digitais. Com a mesma qualidade e rapidez, marcas registradas do programa, o cidadão pode solicitar a renovação e segunda via de CNH, consulta de multas e de pontuação na CNH, IPVA, Carteira de Trabalho, Seguro desemprego, Licenciamento e transferência de veículos, entre outros.

O novo formato de atendimento, com ênfase no digital é permanente e a meta do Poupatempo é oferecer 180 opções online ao final deste ano, e chegar a 240 até o término de 2022.

IMPACTO NOS ODS

O Poupatempo é uma política pública diretamente relacionada com o ODS 16, que busca o desenvolvimento de instituições eficazes, responsáveis e transparentes. Uma das metas do ODS 16 é o fornecimento de documentos e registro legal para todas as pessoas (meta 16.9).

A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS e 169 metas, para “não deixar ninguém para trás”. No Estado de São Paulo, os ODS são lei. O Plano Plurianual estadual PPA 2020-2030 é totalmente articulado com a Agenda da ONU.

Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui.

Notícias

IA vai apoiar professores na correção de tarefas em SP


Governo de São Paulo ilumina sua sede em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública


SP cria Tarifa Social para ampliar desconto na taxa de água e esgoto


SP Nos Trilhos: modelo de concessão das linhas 11, 12 e 13 garante mais eficiência na operação