Publicada em 13/6/2023

Novas instalações de siderúrgica em Pindamonhangaba levam mais investimento e emprego ao Vale do Paraíba

O Governo de São Paulo, com a presença do secretário-chefe da Casa Civil Arthur Lima, e a Gerdau inauguraram oficialmente nesta terça-feira (13) as novas instalações da usina siderúrgica da empresa em Pindamonhangaba. Líder do mercado de aços especiais e maior produtora brasileira de aço, a Gerdau investiu R$ 700 milhões em um novo equipamento que deve gerar impactos no futuro da indústria automotiva, especialmente com o aumento da matriz local de veículos híbridos e elétricos. A planta do Vale do Paraíba emprega mais de 2 mil dos cerca de 6 mil colaboradores da Gerdau em São Paulo.

“Não é todo dia que você vem a uma empresa que tem 122 anos de história e está presente em nove países, com 32 plantas e 36 mil colaboradores”, declarou o governador Tarcísio de Freitas, que participou do evento ao lado do CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, e de Guilherme Gerdau, presidente do conselho de administração da companhia.

“Celebrar investimentos é celebrar empregos. O caminho para o enfrentamento da pobreza é o emprego. Você só vai acabar com a pobreza no dia em que gerar oportunidades, e gerar oportunidades é fazer investimentos e trazer empregos”, acrescentou.

A cerimônia também teve a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, e do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, entre outras autoridades regionais, executivos da companhia e representantes da sociedade civil.

De acordo com a Gerdau, a modernização da usina de Pindamonhangaba integra o ciclo de crescimento sustentável estabelecido pela companhia até 2025. O lingotamento contínuo de blocos e tarugos oferece ganho de qualidade e viabiliza a oferta do chamado aço clean steel, que é mais limpo e resistente para a produção de itens de alta durabilidade. A capacidade de processamento na planta é de 650 mil toneladas por ano.

“Esse investimento reafirma o nosso compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do estado de São Paulo, baseado em pilares estratégicos como a inovação e a sustentabilidade”, disse o CEO da Gerdau.

Matriz renovável

A usina de Pindamonhangaba produz aços especiais com uma matriz 100% renovável, tendo a sucata ferrosa como matéria-prima. Segundo a Gerdau, a iniciativa torna o aço produzido no Vale do Paraíba um item com pegada de carbono abaixo da média mundial do setor.

De acordo com a companhia, a modernização também contribui para o aumento da eficiência energética das operações em Pindamonhangaba, usina que é referência em produção de aço de baixo carbono no Brasil.

Notícias

100 escolas da rede estadual de SP vão adotar o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre


Governo de SP encerra roadshow na Europa em visita às obras do maior túnel imerso do mundo


Assembleia da EMTU aprova início do processo de liquidação da empresa


Túnel Santos-Guarujá trará ao Brasil tecnologia inédita e solução inovadora de engenharia