Publicada em 4/8/2023

Obras do Governo de SP vão levar água tratada, saneamento e drenagem a São Sebastião

Pela primeira vez desde que o bairro da Baleia Verde se formou em São Sebastião, em 1998, o Governo de São Paulo executa uma obra eficaz de drenagem contra o problema de represamento de água da chuva na localidade. Os moradores da região da Baleia Verde vão passar a contar com serviços regulares de abastecimento de água e saneamento da Sabesp.

Quando a Rodovia Doutor Manoel Hipólito do Rêgo foi construída, nas décadas de 1970 e 1980, a pista ficou acima do nível do solo na região. Por isso, acaba funcionando como um dique e facilita a ocorrência de alagamentos durante a ocorrência de chuvas volumosas.

Para resolver esse problema e garantir o escoamento da água da chuva em todo o bairro, o governo de São Paulo, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), vai construir um bueiro cuja vazão leva em consideração as características específicas da chuva na região: intensidade, duração e período de retorno.

De acordo com a Diretoria de Planejamento do órgão, foi feito um cálculo de dimensionamento de uma chuva padrão de verão na região, levando em conta o histórico dos últimos anos, para que se chegasse ao novo diâmetro. O novo bueiro vai ser 75% maior do que o antigo existente na região, que não era suficiente para dar vazão à água e acabava produzindo um efeito reverso

O projeto do DER usa um método não destrutivo e, por isso, mais econômico e que não atrapalha o fluxo da rodovia e nem das passagens de pedestres. O modelo já é utilizado em obras de drenagem.

Ainda segundo a diretoria, a obra é uma solução localizada e imediata na área de reassentamento da Baleia Verde, onde estão sendo construídas as moradias permanentes para os atingidos pelas chuvas de fevereiro. Outros órgãos do governo do estado e da prefeitura farão, ainda, um estudo para a realização de macrodrenagem de todo o bairro da Baleia.

Regularização de água e esgoto

A região também vai receber, pela primeira vez, serviços regulares de abastecimento de água e tratamento de esgoto da Sabesp. Neste mês, a companhia concluiu 33% das obras de implantação da rede de água nos bairros da Baleia, Sahy e Camburi iniciadas em abril. Os três bairros foram atingidos pelas chuvas do início do ano.

De acordo com a Sabesp, foram implantados cerca de 29 mil metros de redes de água só na região da Vila Sahy e Baleia Verde. Os investimentos de R$ 29 milhões vão beneficiar 30 mil pessoas e se unem aos esforços do Governo de São Paulo para reconstruir a região.

A previsão é que todo o sistema seja concluído em dezembro. De acordo com Sabesp, as obras vão aumentar o índice de cobertura de abastecimento de água em São Sebastião para 95%.

Enquanto as obras não são concluídas, a Sabesp garantiu o fornecimento de água potável por meio da instalação de caixas-d’água e um caminhão-tanque mantido desde fevereiro na região. A companhia trabalha para que, até dezembro, o sistema de abastecimento esteja pronto e em operação para atender os 6 mil imóveis da região.

As obras da Sabesp e do DER são complementares e avançam conforme o cronograma das construções da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), que levanta 518 apartamentos e casas na região da Baleia Verde.

Notícias

Governo de SP envia à Alesp proposta que eleva salário mínimo estadual para R$ 1.804


100 escolas da rede estadual de SP vão adotar o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre


Governo de SP encerra roadshow na Europa em visita às obras do maior túnel imerso do mundo


Assembleia da EMTU aprova início do processo de liquidação da empresa