Publicada em 10/4/2019

Casa Civil atende 11,6 mil demandas enviadas pela população paulista

A Secretaria
da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo atendeu no primeiro trimestre deste
ano mais de 11,6 mil demandas de cidadãos recebidas em seus diversos canais de
relacionamento como sites, SIC, Ouvidoria, por telefone e até mesmo,
pessoalmente. Esse número equivale a 172 pedidos por dia útil nesse período. A
Casa Civil é uma secretária-meio, ou seja, não presta serviço diretamente à
população.

Desde 1º de
janeiro, os servidores da Casa Civil receberam demandas de 11.669 cidadãos que
procuraram o governo estadual para elogiar, fazer pedidos simples ou complexos
como a construção ou reforma de escolas/hospitais, solicitar empregos, remédios
de alta complexidade, doações, reclamações, etc.  O atendimento é foi por meio das equipes da
Biblioteca Virtual (BV), do Grupo de Relacionamento com a Sociedade (GRS), da
Ouvidoria ou do SIC – Sistema de Informações ao Cidadão.

A Biblioteca
Virtual atendeu a 8.699 demandas originárias do site ou por email. Seu site
(www.bibliotecavirtual.sp.gov.br) teve, durante o período, mais de 125 mil
visitas, nas redes sociais, a participação do cidadão também merece destaque já
que na página da BV no Twitter seus posts tiveram 87 mil visualizações com 643
interações e no Facebook as visualizações chegaram a 25,7 mil.

Já para o GRS
chegaram 2.855 demandas sendo 1820 pelo Sistema de Demandas do Governo, 155
cartas ao governador, 853 por telefone e 25 presencial. Outros canais da Casa
Civil utilizados pelos cidadãos são: o SIC, com 22 demandas e a Ouvidoria com
83 solicitações.

GRS

O Grupo de
Relacionamento com a Sociedade pertence à estrutura básica da Casa Civil,
encarregado de receber, tratar e responder às demandas de cidadãos e de
entidades, dirigidas ao Governador do Estado, conforme estabelecido no Decreto
nº 61.198, de 31/03/15. Suas atividades consistem desde o recebimento da
demanda do cidadão, a busca de informações nos órgãos governamentais até a
expedição de uma resposta ao interessado.

As demandas
dos cidadãos chegam: pelo correio, como carta ou telegrama, por e-mail; cartas
ou documentos entregues ao DGDoc (Departamento de Gestão da Documentação
técnica e administrativa da Secretaria de Estado do Governo); cartas ou
documentos entregues às autoridades e trazidos ao Gabinete da Casa Civil; por
atendimento telefônico, por atendimento presencial; cartas, bilhetes ou
documentos entregues pessoalmente ao Governador, secretários e assessores; cartas
ou documentos entregues em outros órgãos públicos e encaminhados à Casa Civil
por malote ou pessoalmente.

Biblioteca Virtual

A Biblioteca
Virtual é um Programa de Governo instituído pelo Decreto Nº 55.351, de 15 de
janeiro de 2010 com o objetivo de oferecer apoio ao acesso às principais
informações sobre a administração pública do Estado de São Paulo, serviços
públicos e alguns conteúdos de interesse da população.

É responsável
pelo gerenciamento de mensagens enviadas pelo Portal do Governo do Estado de
São Paulo e por alguns outros sites “sp.gov”. As mensagens são lidas,
analisadas e encaminhadas para as equipes das secretarias, órgãos e
departamentos que são responsáveis pelo atendimento e resposta ao cidadão. Atua
nas redes sociais (Twitter, Instagram e Facebook). Em seu site tem conteúdos
sobre: atividades e programas culturais, esporte e lazer; direitos do
consumidor; orientações sobre emissão de documentos pessoais; serviços de
educação; emprego e negócios; governo e legislação, inclusão digital; serviços
de segurança pública e acesso à justiça; dicas de meio ambiente; direitos e
serviços para as pessoas com deficiência; informações sobre a cultura,
população, economia e aspectos territoriais do Estado de São Paulo; saúde e
qualidade de vida; serviços de solidariedade e voluntariado; e serviços de
transporte público e rodoviário.

 

 

 

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