Publicada em 27/9/2023

Palácio dos Bandeirantes e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ficam iluminados de azul no Dia Nacional do Surdo

O Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, e o prédio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) ficaram iluminados na cor azul nesta terça-feira, 26 de setembro, em celebração ao Dia Nacional do Surdo (veja fotos: https://flic.kr/s/aHBqjAWhbN).

Instituída pela Lei nº 11.796/2008, a data tem como principal objetivo propor a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade. Posterior a isso, a Lei nº 10.436/2002 reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão no Brasil, um marco importante para a Comunidade Surda.

A SEDPcD atua diretamente na inclusão das pessoas com deficiência auditiva através de programas como o curso gratuito de Libras, que tem como principal objetivo capacitar pessoas ouvintes, ou seja, que não são surdas, no idioma, de forma que fiquem aptas a se comunicarem com pessoas surdas.

O curso de Libras é ministrado por quatro professores surdos e abre inscrições para novas turmas todos os meses, com vagas limitadas. O conteúdo programático contempla cerca de 30 temas, com aulas práticas sobre a Libras abordando Identidade e Cultura Surda, Alfabeto Manual de Libras, Cumprimentos e Saudações, Configurações de Mãos, entre outros.

Em 24 de abril, Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, os professores do curso de Libras reforçaram a importância de se aprender o idioma. Confira clicando aqui (https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/na-semana-nacional-da-lingua-brasileira-de-sinais-secretaria-prepara-serie-de-videos-de-professores-do-curso-de-libras/).

Programação – Dia Nacional do Surdo
Promovendo a visibilidade à Comunidade Surda, a Secretaria realizou, na data de 26 de setembro, uma mesa redonda com o tema “A cultura surda nos dias de hoje” e apresentações artísticas de poetas. Todos os palestrantes e artistas eram surdos e o evento contou com tradução simultânea de Libras para o português para que a plateia pudesse acompanhar as conversas e performances. Saiba mais aqui (https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/cultura-surda-e-pauta-de-evento-da-secretaria-dos-direitos-da-pessoa-com-deficiencia/)

Em 25 de setembro, também celebrando o Dia Nacional do Surdo, alunos que concluíram o curso de Libras nos módulos básico e intermediário receberam certificados em cerimônia na sede da SEDPcD, que contou com a presença do secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, e outros representantes da pasta. Confira clicando aqui (https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/alunos-do-curso-de-libras-recebem-certificados-de-conclusao-na-sede-da-secretaria/).

“O Dia Nacional do Surdo nos lembra da importância de celebrar a diversidade e promover eventos e ações que abram portas para a inclusão das pessoas surdas em nossa sociedade. Quando damos espaço para que todos se expressem, enriquecemos nossa cultura e fortalecemos os laços que nos unem como nação”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O prédio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência ficará iluminado na cor azul até 30 de setembro.

Notícias

Governo de SP promove destinos paulistas em roadshow pela América do Sul


Bauru e região: audiência pública da LOA 2026 será nesta terça-feira (13)


Governo de SP apresenta oportunidades de negócio em São Paulo durante a Brazilian Week em Nova Iorque


CDHU realiza primeiras mudanças de famílias da Favela do Moinho para apartamentos prontos na zona leste