Publicada em 23/10/2019

Obras na Estação Capão Redondo ampliam acessibilidade

O Governo do Estado de São Paulo entregou nesta terça-feira (22) obras de melhorias na Estação Capão Redondo, Linha 5–Lilás do Metrô, que vão garantir mais conforto e acessibilidade a quem circula pelo local. A área de acesso foi ampliada em 63%, o que facilitará o fluxo dos quase 100 mil passageiros que utilizam a estação em dias úteis.

Os espaços internos e externos de acesso à estação foram revitalizados. A parte lateral, onde antes era uma escadaria, foi transformada em uma rampa de acessibilidade com ligação direta à área de bloqueios (catracas), facilitando o embarque e desembarque de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. O número de bloqueios passou de 11 para 15 unidades.

Para melhorar o fluxo de passageiros foi implantado um acesso exclusivo para o terminal de ônibus, com a instalação de um sistema de catracas (torniquetes) na parte externa da estação. Ainda como parte da adequação, houve um reposicionamento das máquinas de autoatendimento e recarga de bilhetes. Desde setembro do ano passado, com a inauguração das estações Santa Cruz e Chácara Klabin, que fazem conexão com as linhas 1-Azul e 2-Verde do Metrô, a demanda na Linha Lilás subiu de 320 mil para 600 mil pessoas por dia.

“As melhorias no acesso à estação Capão Redondo são de suma importância para os cidadãos da região, que terão maior conforto no embarque e no desembarque, em especial os passageiros com mobilidade reduzida. Além de terem sido concluídas antes do prazo estimado, as obras contaram com investimento exclusivo da iniciativa privada, o que comprova que o Governo de São Paulo está comprometido em oferecer conforto e segurança aos passageiros, com menores custos aos cofres públicos”, disse o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

Comunicação visual

O projeto de readequação, feito pela concessionária ViaMobilidade, renovou também o layout na sinalização direcional. A ViaMobilidade é a responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás. As placas contam com uma linguagem mais clara e objetiva, além de seguir o padrão de cor das novas estações da linha, oferecendo assim, uma orientação mais intuitiva. O objetivo é oferecer mais comodidade e facilidade aos passageiros.

“As melhorias na Estação Capão Redondo vão proporcionar maior fluidez no embarque e desembarque, especialmente em horários de grande movimentação. A nova configuração do acesso vai oferecer mais conforto aos nossos passageiros, principalmente quem tiver dificuldade de locomoção, que passa a contar com uma rampa de acesso à estação. Temos trabalhado diariamente para promover bem-estar, conforto e segurança aos passageiros”, explica o Diretor-presidente da ViaMobilidade, Francisco Pierrini.

Notícias

Governo de SP envia à Alesp proposta que eleva salário mínimo estadual para R$ 1.804


100 escolas da rede estadual de SP vão adotar o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre


Governo de SP encerra roadshow na Europa em visita às obras do maior túnel imerso do mundo


Assembleia da EMTU aprova início do processo de liquidação da empresa