Publicada em 14/11/2019

Instituto de Saúde abre inscrições para especialização em Saúde Coletiva

Instituto de Saúde, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde, abre inscrições para a turma 2020 do Curso de Especialização em Saúde Coletiva. Serão oferecidas 20 vagas para profissionais com até cinco anos da formação e estudantes que concluírem a graduação até dezembro de 2019.

A especialização é voltada para profissionais da saúde, exceto medicina, e áreas relacionadas. Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 29 deste mês pelo site www.saude.sp.gov.br/instituto-de-saude. A primeira etapa do processo seletivo está prevista para 6 de dezembro de 2019. Os selecionados contam com bolsa mensal de R$ 1.044,70, fornecida pela Secretaria de Estado da Saúde.

O curso é presencial, com carga horária de 40 horas semanais e duração de um ano. O objetivo é capacitar profissionais para a prática profissional na gestão e na atenção no âmbito do Sistema Único de Saúde. Durante a formação, os alunos contam com aulas teóricas e desenvolvem trabalho de campo por meio de parcerias com municípios de São Paulo, participando da elaboração de planos e ações, sob supervisão de profissionais.

A Saúde Coletiva é uma área multidisciplinar que desenvolve pesquisas, programas e organiza de ações de saúde. Os profissionais especializados podem atuar tanto na área da assistência quanto na gestão de serviços.

“O curso forma profissionais críticos e sensíveis para as questões de saúde da população, não apenas competentes para entender os processos, mas éticos e compromissados com essas questões”, explica a Diretora do Núcleo de Formação e Desenvolvimento Profissional do Instituto de Saúde, Ausônia Donato, também professora no curso de Saúde Coletiva.

A aluna Camila Monson Tiossi, da turma de 2019, diz que as aulas contribuíram para aperfeiçoar seu olhar sobre gestão. “Eu saí de uma graduação em Serviço Social muito genérica, e vim para a especialização em Saúde Coletiva que dá um olhar muito mais amplo. Nós podemos fazer a parte prática com o olhar da gestão, além da teórica com o foco na saúde coletiva no sistema de saúde. É um curso diferenciado, foi ótimo e gostaria muito de fazer novamente”, diz.

Notícias

Maio Amarelo: ações reforçam a segurança no trânsito em SP


Governo de SP abre consulta pública sobre concessão do Complexo Turístico da Estrada de Ferro Campos do Jordão


Governo de SP reúne comitê estratégico para discutir e aprimorar políticas de segurança pública


Governo de SP envia à Alesp proposta que eleva salário mínimo estadual para R$ 1.804