Publicada em 17/4/2025

SP Pra Toda Obra: ampla estrutura agiliza etapas de duplicação da maior ponte do estado

Com investimento de R$ 350 milhões, a duplicação da ponte Engenheiro Gilberto Paim Pamplona, localizada na Rodovia Dr. Mário Gentil (SP-333), alcançou 28,3% de execução. Mais de 300 profissionais estão envolvidos no projeto, gerenciado pela concessionária Entrevias e que integra o “São Paulo Pra Toda Obra”, o maior programa de modernização do sistema rodoviário da história do estado.

Considerada a maior ponte do território paulista, a construção atravessa o Rio Tietê e conecta as cidades de Novo Horizonte e Pongaí, na região centro-oeste. Trata-se de um projeto de grande escala que exige uma infraestrutura de apoio robusta, garantindo eficiência, organização e segurança em cada etapa de execução, sob a supervisão da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

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Para atender a essas necessidades, um canteiro de obras foi instalado ao lado do empreendimento, equipado com usina de concreto e fábrica de pré-moldados. Equipes especializadas trabalham na armação das ferragens das fundações, vigas e pré-lajes, que são utilizadas na montagem das peças estruturais da obra. “A vantagem do canteiro de obras central é a qualidade geral do serviço, padronização das peças e agilidade na execução das etapas”, destaca Fábio Stocco, coordenador de obras. “O ambiente controlado e privativo minimiza riscos e imprevistos”, completa.

Na frente de serviço, dentro do rio, a empresa executora realiza a cravação das camisas metálicas, escavações em solo, perfurações em rocha, montagem das armações e concretagem das fundações. Além disso, estão em andamento a montagem das formas, cimbramentos, instalação das ferragens e concretagem das travessas, que irão apoiar as vigas.

Levantamento da Entrevias estima que a obra demandará o lançamento de 31 mil metros cúbicos de concreto com o apoio de 4.400 caminhões, em uma fila indiana de 40 quilômetros.

Nova Artesp

A Artesp – Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo é responsável pela regulação e fiscalização de toda infraestrutura e serviços públicos de transporte estadual concedidos. Com mais de 20 anos de atuação, é a maior agência reguladora de transportes do Brasil.

Atualmente a Agência é responsável por fiscalizar 21 concessionárias de rodovias que inclui mais de 11 mil quilômetros de vias, além de 6 concessões de transporte sobre trilhos, sendo mais de 220 km de malha férrea e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista. A sua atuação também abrange o transporte coletivo de ônibus metropolitano e intermunicipal (semiurbanos e fretamento) em todo o estado de São Paulo, e 27 aeroportos regionais.

Com maior autonomia administrativa, financeira e decisória, a Agência reforça a transparência, eficiência e qualidade dos serviços, garantindo a segurança jurídica dos contratos de concessão para o desenvolvimento econômico e social do estado.

SP pra Toda Obra

Com o novo programa São Paulo pra Toda Obra, o Estado leva benefícios reais aos moradores de todas as regiões, promovendo a modernização de rodovias estaduais — públicas e concedidas —, além de estradas vicinais. Este é o maior programa de infraestrutura viária da história do Estado, com um investimento que soma R$ 30 bilhões em obras entregues, em andamento e com ordens de serviço já assinadas para o início dos trabalhos, em rodovias públicas e concedidas.

A iniciativa, que deve ser ampliada, já contempla 22,3 mil quilômetros — o equivalente a uma viagem de São Paulo até o Japão. As intervenções abrangem grandes rodovias, estradas estaduais, concedidas e vicinais. Pela primeira vez, mais de 1,5 mil obras públicas e privadas se complementam, impulsionando o desenvolvimento do estado.

O impacto no mercado de trabalho também é expressivo: cerca de 250 mil empregos — um número superior à população de cidades médias do interior, como Araçatuba, que tem cerca de 200 mil habitantes. Além disso, o programa beneficia 8 em cada 10 municípios paulistas e alcança mais de 540 cidades.

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