Publicada em 14/12/2021

Abono-Fundeb vai beneficiar 190 mil profissionais da rede estadual de ensino

Foi promulgada na terça-feira (14), no Diário Oficial do Estado, a Lei Complementar 37/2021, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), que concede o Abono-Fundeb a 190 mil profissionais da educação básica da rede estadual. Devem ser destinados cerca de R$ 2,2 bilhões do Orçamento para o pagamento.

O benefício terá o valor estabelecido através de decreto e não poderá ser superior a 70,1% dos recursos disponíveis na conta estadual do Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), em caráter excepcional e transitório, relativos ao exercício de 2021.

Também caberá ao decreto regulamentar e disciplinar os aspectos referentes ao quantitativo de parcelas e os respectivos períodos de pagamento. De acordo com a nova legislação, todos os profissionais do quadro do magistério com exercício efetivo no ano de 2021, efetivos ou não, receberão o benefício.

Integram o quadro do magistério dirigentes regionais de ensino, diretores de escola, professores da educação básica I (PEB I), professores da educação básica II (PEB II), professores II, supervisores de ensino e coordenadores pedagógicos.

O valor pago será proporcional à jornada de trabalho, calculada com base no tempo de serviço do profissional na rede estadual durante o ano e sua frequência. Diferentemente do bônus, o pagamento do abono salarial não está atrelado a metas e não será incorporado aos vencimentos.

Notícias

Governo de SP envia à Alesp proposta que eleva salário mínimo estadual para R$ 1.804


100 escolas da rede estadual de SP vão adotar o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre


Governo de SP encerra roadshow na Europa em visita às obras do maior túnel imerso do mundo


Assembleia da EMTU aprova início do processo de liquidação da empresa