Publicada em 9/3/2020

Arquivo Público de SP celebra 128 anos com agenda especial

Na próxima terça-feira (10), o Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) completa 128 anos de existência e oferece uma programação diferenciada para comemorar o aniversário.

Na data em que é celebrada a criação da instituição, o APESP presta homenagem à memória de Marilena Leite Paes, referência da área arquivística brasileira, com o Seminário ‘Marilena Leite Paes: construtora da Arquivologia’. O evento acontece no auditório do Arquivo, a partir das 14h, com entrada gratuita.

O seminário terá a participação da Professora Ana Maria Camargo, do Departamento de História da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Brenda Rocco, professora do Departamento de Arquivologia da UNIRIO. Informações e inscrições em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/seminario_128anos_apesp/.

Já no sábado (14), o Arquivo Público abre excepcionalmente e oferece aos cidadãos alguns dos serviços normalmente disponíveis apenas nos dias de semana. O evento ‘Arquivo Aberto’ acontece das 9h às 17h.

Neste dia, estarão funcionando os setores de consulta ao acervo (Acervo Textual, Biblioteca e Hemeroteca, Cartográfico e Iconográfico), os atendimentos para pesquisa e emissão de certidões de imigração, um dos serviços mais buscados pelo público da instituição, além de consulta preliminar ao fundo DEOPS.

Haverá ainda visitas monitoradas agendadas aos setores do APESP como Conservação, Acervo Permanente e à exposição “Registros Arquivísticos da Função Saúde”. Palestras sobre “Como conservar documentos pessoais” e “Gestão Documental Descomplicada” com os técnicos do Arquivo também fazem parte da programação.

Todas as atividades acontecem na sede do Arquivo Público, na Rua Voluntários da Pátria, 596, em Santana, ao lado da estação do metrô Portuguesa-Tietê.

Notícias

Governo de SP promove destinos paulistas em roadshow pela América do Sul


Bauru e região: audiência pública da LOA 2026 será nesta terça-feira (13)


Governo de SP apresenta oportunidades de negócio em São Paulo durante a Brazilian Week em Nova Iorque


CDHU realiza primeiras mudanças de famílias da Favela do Moinho para apartamentos prontos na zona leste