Publicada em 12/4/2019

Cansado de telemarketing? Consumidor pode, por lei, recusar chamadas

Quando o telefone toca e é um número desconhecido, nunca sabemos se devemos atender ou não, pois pode ser oferta de produtos e serviços que você não está a fim de ouvir. Mas isso não precisa acontecer. Você sabia que pode bloquear essas ligações?

A Fundação Procon-SP mantém em seu site o sistema “Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing“.

Para utilizar o serviço é preciso cadastrar o número do telefone fixo ou móvel. O Procon-SP passa a gerenciar o cadastro e 30 dias depois o consumidor só receberá chamadas de instituições filantrópicas e de empresas que forem autorizadas por escrito.

Para o empresário Eduardo Betteloni, a opção de bloquear ligações indesejadas foi ótima. “Muitas vezes essas ligações aconteciam enquanto estava trabalhando, com algum cliente. Nunca sabia se era alguém procurando meus serviços ou oferecendo algo”, conta.

O bloqueio está previsto na Lei 13.226/08 e regulamentado pelo Decreto Estadual 53.921/08. As empresas que desrespeitarem a legislação devem prestar esclarecimento sob sua conduta e estão sujeitas a processos administrativos e multas de até R$ 9 milhões.

Para a manicure Joseanne Pereira, as ligações das empresas chegam a ser abusivas. “Geralmente às companhias ligam ou de noite ou bem cedo. Muitas vezes você está dormindo ou aproveitando um momento de descanso e tem que ficar explicando o motivo de não querer o produto. Poder bloquear essas ligações é muito bom”, conclui.

Notícias

SuperAção: SP lança prontuário digital inovador para integrar políticas sociais de combate à pobreza nos municípios


Governo de SP anuncia a SP House no SXSW 2026


Governo de SP realiza audiência pública em São Roque para apresentar projeto de concessão do TIC Sorocaba


SP apresenta plano de desenvolvimento urbano para as regiões de Itapeva, Sorocaba e Registro