Publicada em 12/9/2025

Com Rotas do Vinho de SP, vinícolas registram aumento de visitantes, faturamento e empregos

O programa Rotas do Vinho, do Governo do Estado de São Paulo, já apresenta resultados concretos para o turismo regional e para o setor vitivinícola paulista. De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), por meio do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), 73,7% das vinícolas integrantes do programa avaliam os resultados como positivos.

Segundo os dados, 82% das vinícolas reportaram aumento no número de visitantes desde o lançamento da iniciativa, com crescimento médio de 27% no fluxo turístico. O gasto médio por visitante é de R$ 204, impulsionando diretamente a economia das cidades envolvidas e das propriedades produtoras de vinho.

Esse movimento também se reflete nas receitas: 85,7% das vinícolas esperam encerrar o ano com alta média de 22% no faturamento em comparação a 2024.

“São Paulo é o maior consumidor de vinho do país e boa parte desse consumo está ligado às viagens turísticas. Estamos crescendo em qualidade, conquistando destaque no mercado internacional com premiações, e isso é resultado dos esforços do Governo do Estado, por meio do Rotas do Vinho de SP, da sociedade civil e de toda essa cadeia produtiva, cada vez mais organizada”, afirma o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

O programa também estimula novos investimentos: 92% das vinícolas já iniciaram ou pretendem iniciar obras de melhoria em infraestrutura, sendo que 38,5% dessas iniciativas são motivadas diretamente pelo aumento da demanda turística.

O impacto também chegou ao mercado de trabalho. Cerca de 67,9% das vinícolas afirmaram estar contratando novos funcionários, e, em 52,6% dos casos, as contratações foram justificadas pelo crescimento no número de visitantes. O dado reforça o potencial do programa não apenas para atrair turistas, mas também para gerar empregos no interior.

Outro reflexo positivo é a diversificação da oferta turística: 96% das vinícolas estão criando ou ampliando experiências para o visitante, como degustações guiadas, passeios entre vinhedos, eventos culturais e gastronômicos. Mais da metade dessas iniciativas (55,6%) respondem diretamente ao aumento da procura desde a implementação do programa.

Para Amanda Willoweit, gerente-geral da Vinícola Floresta São Pedro, em Espírito Santo do Pinhal, o Rotas do Vinho tem sido decisivo para a projeção da produção paulista e para o desenvolvimento regional.

“Percebemos um aumento significativo de visitantes na nossa cidade e na vinícola. Acreditamos que precisamos continuar divulgando para o mundo os maravilhosos vinhos do nosso estado e transformar as nossas rotas em um grande destino turístico, o que continuará gerando emprego e transformando vidas. Parabéns ao Governo do Estado por essa iniciativa. É maravilhoso ser parte disso.”

O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 30 de junho com as 66 vinícolas participantes do Rotas do Vinho em diversas regiões do estado.

O Rotas do Vinho

Lançado oficialmente em 28 de agosto de 2024, o programa tem o objetivo de valorizar o enoturismo no Estado de São Paulo. Atualmente, mais de 60 vinícolas participam da iniciativa, que mapeia, organiza e divulga trajetos turísticos em regiões produtoras como Jundiaí, São Roque, Espírito Santo do Pinhal e Serra da Mantiqueira, entre outras.

A ação é coordenada pela Casa Civil e pela InvestSP, com participação das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), Turismo e Viagens (Setur-SP), Agricultura e Abastecimento (SAA) e Cultura, Economia e Indústrias Criativas.

Notícias

Finanças verdes já são realidade em SP, com R$ 250 milhões destinados a reflorestamento e saneamento


Tecnologia de ultrafiltragem é aliada para ampliação do tratamento de água em São Paulo


Consórcio Acqua Vias SP vence leilão da PPP de Travessias Hídricas do Governo de São Paulo


Palácio dos Bandeirantes tem dia de palestra sobre cuidados na prevenção do câncer de próstata