Publicada em 13/9/2023

Dia da Consciência Negra agora é feriado estadual em SP

O governador Tarcísio de Freitas sancionou nesta terça-feira (13) o projeto de lei 370 de 2023, que institui em todo o Estado de São Paulo o Dia Estadual da Consciência Negra, já celebrado em 20 de novembro por algumas cidades. A lei saiu no Diário Oficial desta quarta (13) e vale a partir da sua publicação.

A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu em 20 de novembro. Ele foi um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares durante o período do Brasil-Colônia e ficou conhecido por representar a resistência e a luta contra a opressão da escravidão.

A efeméride tem o objetivo de potencializar a importância do debate sobre o povo e a cultura africana no Brasil, seja por meio da música, da política, da religião ou da gastronomia, entre várias outras áreas.

Notícias

Com apoio do Governo de SP, nova plataforma ‘Bebida Legal’ reforça segurança e combate falsificação


Governo de SP investe R$ 253 milhões em desassoreamento de rios em 160 cidades para melhorar resiliência hídrica no estado


Governo de SP leva ‘aquário’ à avenida Paulista para mostrar o impacto do desperdício de água no dia a dia


CPTM lança aplicativo para facilitar obras e projetos perto dos trilhos