

Publicada em 16/10/2025
Diplomatic Talks: SuperAção SP é destaque em diálogo internacional sobre políticas públicas
Iniciativa da Casa Civil apresenta principais iniciativas da Secretaria de Desenvolvimento Social para corpo diplomático de outros países
São Paulo, 15 de outubro de 2025 — O Governo de São Paulo promoveu, nesta quarta-feira (15), o segundo encontro do Diplomatic Talks, série de conversas criada para aproximar secretários de Estado do corpo diplomático e consular instalado em São Paulo. A iniciativa, organizada pela Assessoria Internacional da Secretaria da Casa Civil, busca fortalecer a troca de experiências sobre políticas públicas.
Realizada no Palácio dos Bandeirantes, a apresentação principal foi conduzida pela secretária de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém. Ao abrir a conversa com a comunidade internacional, ela destacou a estrutura da pasta a partir de três pilares: proteção social, políticas sobre drogas e combate à fome.
Na sequência, mostrou o alcance das políticas da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), por meio das
26 Divisões Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), dos 1.242 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), dos 327 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), além das 145 mil refeições servidas diariamente nas unidades do Programa Bom Prato, entre outras.
A titular da Seds também sublinhou a importância do SuperAção SP, novo programa de proteção social e inclusão produtiva do Estado de São Paulo. “Na prática, ele funciona como uma trilha de superação da pobreza, que acompanha a família de ponta a ponta. Em vez de oferecer ações isoladas, o SuperAção reúne 29 políticas públicas de diferentes secretarias, como assistência social, saúde, educação, trabalho, habitação e tecnologia, em um só percurso, coordenado e planejado”, explica Andrezza.
O foco é remover barreiras que impedem as famílias de acessar oportunidades. Isso inclui desde garantir documentação, acesso à escola e aos serviços de saúde até apoiar a qualificação profissional e a entrada no mundo do trabalho ou em atividades geradoras de renda.
A implementação começa pelos municípios, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, que tem a capilaridade e as equipes que conhecem as realidades de cada família. As ações ocorrem em ondas: o programa começa com um grupo de municípios e vai se expandindo gradualmente, alcançando mais territórios e mais famílias ao longo do tempo.
“O SuperAção SP muda a lógica de atuação. Sai do atendimento fragmentado e passa para uma estratégia integrada e contínua, em que o Estado e os municípios caminham junto de cada família para que ela possa, passo a passo, superar a pobreza de forma sustentável e efetiva”, destaca Andrezza.
Já secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, destacou que “a paradiplomacia paulista busca por soluções conjuntas para questões sociais. A conversa de hoje serve para melhor explicar a operacionalização do SuperAção SP e como podemos encontrar pontos de sinergia nesta ação de governo inédita. Momentos como esse renovam a certeza de que, com diálogo e cooperação, é possível construir um futuro mais próspero, inclusivo e conectado com o mundo”.
Estiveram presentes representantes da África do Sul, Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Catar, China, Colômbia, Coreia do Sul, Dinamarca, Equador, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Hungria, Índia, Itália, Irlanda, Israel, Japão, Líbano, Lituânia, México, Países Baixos, Paraguai, Portugal, Suécia, Suíça, Turquia e Uruguai.