Publicada em 18/12/2020
Escola estadual conquista 54 medalhas na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia
A Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, localizada em São Carlos, conquistou 54 medalhas na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia – 6 de ouro, 12 de prata e 36 de bronze.
No total, 520 alunos do 6º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio estavam inscritos na competição. Como preparação, os alunos tiveram aulas elaboradas pelos professores de ciências e de física. Todo o material foi disponibilizado em mídias sociais, como Google sala de aula, grupos de WhatsApp e do Facebook.
A Olimpíada foi realizada nos dias 12 e 13 de novembro, de forma online, e a participação foi utilizada como um dos instrumentos de avaliação do 4º bimestre. A prova continha 10 questões, sendo sete de Astronomia e três de Astronáutica.
IMPACTO NOS ODS
A Olimpíada de Astronomia contribui para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade. Sua intenção é assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para “não deixar ninguém para trás”. No Estado de São Paulo, os ODS são lei. O Plano Plurianual estadual PPA 2020-2023 é totalmente articulado com a Agenda da ONU.
Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui.