Publicada em 14/4/2025

Estação Boa Esperança, da Linha 15-Prata, avança com 40% das obras concluídas

As obras da futura estação Boa Esperança, da Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo, seguem em ritmo acelerado na Zona Leste da capital. Localizada na altura do número 3002 da Avenida Ragueb Chohfi, a estação já conta com pilares erguidos e fundações dos acessos norte e sul em execução, além do edifício técnico em construção. O avanço físico da obra chega a 40%.

Elevada a 15 metros do solo, a estação terá 4.561 m² de área construída e estrutura moderna: quatro elevadores, cinco escadas rolantes, seis escadas fixas e portas de plataforma automáticas. A expectativa é atender cerca de 6,4 mil passageiros por dia.

A construção da estação Boa Esperança faz parte do projeto de expansão da Linha 15, que inclui ainda a estação Jacu Pêssego e o novo Pátio Ragueb Chohfi, com mais 2,8km de extensão no sentido leste, além da estação Ipiranga, com mais 1,8km no sentido Oeste após Vila Prudente.

LEIA TAMBÉM: 12 projetos de mobilidade urbana vão encurtar caminhos na maior cidade da América Latina

Quando concluída essa expansão em 2027, a linha terá 17,6 km de extensão, entre Vila Prudente e Jacu Pêssego, beneficiando aproximadamente 480 mil pessoas diariamente.

O projeto adota soluções sustentáveis e de alta tecnologia: trens com operação automatizada, câmeras internas, ar-condicionado, passagem livre entre carros, e sistema de sinalização CBTC, que permite menor intervalo entre composições. As estações contam com ventilação e iluminação naturais, revestimentos resistentes e acessibilidade total. A obra também contempla uma ciclovia de 1.295 metros com iluminação em LED, paisagismo e bancos.

expansão da Linha 15 vai conectar bairros populosos como São Mateus ao centro da cidade, com economia de mais de 30 minutos no trajeto. O sistema monotrilho, instalado em via elevada, reduz necessidade de desapropriações, ocupa menos espaço urbano e gera menos impacto ambiental. A operação com tração elétrica e pneus reduz ruídos e emissões, contribuindo para a redução anual estimada de 182 toneladas de poluentes atmosféricos, 20,8 mil toneladas de gases de efeito estufa e 9,5 milhões de litros de combustível.

Notícias

100 escolas da rede estadual de SP vão adotar o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre


Governo de SP encerra roadshow na Europa em visita às obras do maior túnel imerso do mundo


Assembleia da EMTU aprova início do processo de liquidação da empresa


Túnel Santos-Guarujá trará ao Brasil tecnologia inédita e solução inovadora de engenharia