Publicada em 16/7/2025

Estações da Linha 6-Laranja recebem as primeiras escadas rolantes

Quatro estações da Linha 6-Laranja, construída pelo Governo de São Paulo por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com a concessionária Linha Universidade, receberam as primeiras escadas rolantes para o acesso dos passageiros. Ao todo, foram instalados 45 equipamentos nas estações Brasilândia, Santa Marina, Água Branca e Freguesia do Ó. Todas fazem parte do primeiro trecho, entre Brasilândia e Perdizes, com entrega prevista para o segundo semestre de 2026.

Os equipamentos instalados nas futuras estações foram projetados para suportar o intenso fluxo de passageiros e as variações de desnível entre as plataformas, conforme as características específicas de cada projeto. A estação Brasilândia, por exemplo, tem 28 metros de profundidade; já a estação Freguesia do Ó alcança 39 metros, enquanto Santa Marina possui 30 metros e Água Branca, 47 metros.

Garantindo total acessibilidade aos usuários, a Linha 6-Laranja contará com mais de 400 equipamentos de mobilidade, entre escadas rolantes e elevadores. As quatro estações que receberam as escadas estão entre as mais avançadas na construção: Água Branca, com 81,6%; Santa Marina, com 81,4%; Brasilândia, com 72,4%; e Freguesia do Ó, com 69,4%.

A Linha 6-Laranja é uma Parceria Público-Privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a concessionária Linha Uni, executada pela Acciona, com geração de mais de 10 mil empregos. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado (SPI), responsável por estruturar e acompanhar os projetos de concessão e PPPs no estado. Com 15,3 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja atenderá mais de 630 mil passageiros diariamente, reduzindo o tempo de deslocamento no trajeto atualmente realizado por ônibus de 1h30 para apenas 23 minutos.

Notícias

Veja como navegar pelo Trampolim, plataforma para quem busca e oferece empregos em SP


Estações da Linha 6-Laranja recebem as primeiras escadas rolantes


Governo de SP realiza audiências para ouvir a população sobre concessão de parques urbanos na capital


Governo de SP anuncia contratação de 150 agentes para programa de superação da pobreza