Publicada em 7/4/2021
Estado de São Paulo é indicado ao prêmio global “THE EARTHSHOT PRIZE”
O trabalho realizado pelo Comitê de Apoio à Gestão Ambiental, do Governo do Estado de São Paulo, foi indicado para concorrer ao “The Earthshot Prize”, uma premiação de incentivo à transformação e restauração do mundo nos próximos dez anos. O comitê paulista foi indicado pelo ICLEI América do Sul, que faz parte da equipe de avaliação da edição 2020.
A iniciativa global é centrada em cinco objetivos para o planeta que, se alcançados até 2030, irão preservar os recursos naturais para as gerações futuras: proteger e restaurar a natureza, melhorar a qualidade do ar, revitalizar os oceanos, construir um mundo sem resíduos e mitigar as mudanças climáticas.
O prêmio, concedido pela The Royal Foundation of the Duke and Duchess of Cambridge, vai selecionar cinco vencedores e cada um receberá um milhão de libras a serem aplicadas em projetos ambientais e de conservação.
IMPACTO NOS ODS
A indicação ao prêmio contribui para o alcance de alguns ODS, são eles:
ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e a meta 11.6 que visa reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros.
ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima através da meta 13.2 que pretende Integrar medidas da mudança do clima nas políticas, estratégias e planejamentos nacionais.
ODS 14 – Vida na água com a meta 14.2 que preconiza gerir de forma sustentável e proteger os ecossistemas marinhos e costeiros para evitar impactos adversos significativos, inclusive por meio do reforço da sua capacidade de resiliência, e tomar medidas para a sua restauração, a fim de assegurar oceanos saudáveis e produtivos.
ODS 15 – Vida Terrestre, através da meta 15.a que pretende mobilizar e aumentar significativamente, a partir de todas as fontes, os recursos financeiros para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade e dos ecossistemas.
A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS e 169 metas, para “não deixar ninguém para trás”. No Estado de São Paulo, os ODS são lei. O Plano Plurianual estadual PPA 2020-2030 é totalmente articulado com a Agenda da ONU.
Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.