O Estado de São Paulo registrou, até outubro deste ano, os menores índices de roubos, latrocínios e homicídios desde o início da série histórica em 2001. O resultado reflete o conjunto de ações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), que tem investido em inteligência e modernização tecnológica para ampliar a eficiência do policiamento e das investigações criminais.
Entre essas iniciativas, destaca-se o programa Muralha Paulista, que utiliza câmeras de videomonitoramento para combater a mobilidade criminal e apoiar a redução dos indicadores de segurança pública. A taxa de mortes por 100 mil habitantes, que em 2001 era de 33,3 casos, atingiu a média de 5,53 casos entre novembro de 2024 e outubro de 2025. Esse número é ainda inferior à média de 5,65 registrada no mesmo período ano anterior.
“Essa queda na taxa de mortes demonstra que houve uma mudança no entendimento do crime. A Polícia Militar passou mais tempo fazendo patrulhamento ostensivo, enquanto a Polícia Civil passou a ampliar às investigações, sempre trabalhando de forma integrada”, afirma o secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves.
Além de intensificar as ações de segurança pública com a integração de tecnologia e inteligência por meio do Muralha Paulista, o estado também lançou a plataforma SPVida para apoiar o planejamento de políticas de prevenção a crimes violentos, utilizando dados e análises estratégicas. E mais: a secretaria de Segurança Pública também tem reforçado o policiamento e aperfeiçoado as perícias da Polícia Técnico-Científica.
Com essas iniciativas, a taxa de homicídios dolosos vêm caindo de forma contínua. Em 2023, foram registrados 2.605 boletins de ocorrência. No ano seguinte, o total caiu para 2.517. Até outubro deste ano, foram contabilizadas 2.011 vítimas.
Queda recorde de latrocínios e roubos
Os latrocínios também atingiram o menor patamar desde 2001. Em dez meses, foram registrados 109 casos, queda de 24,3% em relação ao ano anterior, que contabilizou 144 ocorrências.
Os roubos em geral, incluindo carga e banco, tiveram redução de 15% em todo o estado. O total caiu de 162mil registros para 137 mil ocorrências, sendo o menor número em 25 anos.
Coragem para fazer o impossível: São Paulo na Direção Certa
Nos últimos 3 anos, o Governo de São Paulo atuou com coragem para enfrentar gargalos históricos, retomando obras inacabadas e implementando projetos históricos e inéditos que vão deixar legado para a população. Os resultados antes considerados impossíveis saíram do papel para fazer a diferença: a entrega da primeira etapa do Rodoanel Norte, o funcionamento da Linha 17-Ouro de metrô prevista para março, o início do projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá, o fim da Cracolândia no centro da capital, a inclusão de 2 milhões de pessoas na rede de água e outras 3 milhões com esgoto tratado após a desestatização da Sabesp, as 76 mil casas próprias entregues e outras 110 mil em produção, o recorde de 3,5 milhões de cirurgias eletivas na saúde, os R$ 8 bilhões investidos em 800 Santas Casas e instituições de saúde com a Tabela SUS Paulista, as 46 mil vagas em universidades com o Provão Paulista e 2 mil intercâmbios internacionais com o Prontos Pro Mundo, a menor taxa de homicídios da história e as quedas recordes em latrocínios e roubos em 2025, entre outros. Com coragem pra fazer o impossível, São Paulo segue na direção certa!
Saiba mais em: coragemprafazeroimpossivel.sp.gov.br




