

Publicada em 30/10/2025
Exposição virtual celebra os 90 anos da artista Maria Bonomi
O Governo de São Paulo inaugurou uma exposição virtual permanente para comemorar os 90 anos da artista plástica Maria Bonomi, exibindo cinco obras que estão disponíveis também fisicamente no Palácio dos Bandeirantes. A mostra foi organizada pelo Acervo Artístico-Cultural dos Palácios, departamento museológico da Casa Civil.
Dentre as obras, estão os famosos painéis em alumínio e latão “Imigração” e “Substituição”. Além deles, o acervo conta com as litogravuras sobre papel “Artigo XI” e “No Hiroshima!”, e a escultura em bronze, “O Descobrimento (Navegar é preciso…)”.
A iniciativa ressalta a importância das contribuições de Maria Bonomi ao Acervo dos Palácios, com quem mantém relação próxima desde 1998, bem como sua relevância na arte moderna brasileira em seus 90 anos de história, completados em 8 de julho deste ano.
A mostra online está disponível em www.acervodospalacios.sp.gov.br. Pelo site, também é possível agendar visita guiada presencial ao Palácio, que reúne mais de 4 mil pinturas, esculturas e outros itens de diversos artistas.
Sobre a artista
Maria Bonomi (Meina, Itália, 1935) é uma das protagonistas da gravura moderna no Brasil. Radicada no país desde 1945, construiu uma trajetória de mais de sete décadas marcada pela inovação e pela experimentação, atuando como gravadora, pintora, escultora, muralista, professora e cenógrafa. Premiada nas Bienais de São Paulo e de Paris na década de 1960, desenvolveu o conceito de “gravura mutante”, ao expandir o suporte tradicional e incorporar materiais tridimensionais. Na década de 1970, realizou importantes obras públicas, muitas delas integradas à arquitetura urbana, como os painéis “A Construção de São Paulo”, na estação Jardim São Paulo do Metrô, e “Imigração e Substituição’, do Acervo dos Palácios do Governo de São Paulo.


