Publicada em 14/12/2020
Governo de São Paulo lança bilhete do Metrô e CPTM com tecnologia QR Code
O Governo de São Paulo realizou o lançamento do TOP, novo Bilhete Digital QR Code para embarque nas estações da CPTM e do Metrô.
O novo Bilhete Digital QR Code da CPTM e do Metrô tem o mesmo valor do anterior, R$ 4,40 por passagem, e conta com a praticidade de poder ser adquirido e utilizado direto pelo celular, por meio do aplicativo TOP. O uso do QR Code torna-se um aliado para uma mobilidade mais segura, uma vez que o pagamento é feito por cartão de débito ou crédito, sem necessidade de manuseio de dinheiro.
Além do aplicativo TOP, o passageiro também poderá comprar o Bilhete Digital QR Code nas máquinas de autoatendimento (ATM) localizadas dentro das estações, com cartão de débito, e, muito em breve, em estabelecimentos comerciais parceiros. O bilhete é impresso para que a pessoa use nas catracas e a recomendação é de que seja utilizado em até 72 horas para evitar danos na impressão do código. Também é recomendado que o usuário não amasse, dobre, rasgue ou molhe, inclusive com álcool em gel, o bilhete digital impresso, para evitar que o QR Code seja inutilizado.
IMPACTO NOS ODS
A tecnologia do Bilhete Único por QR Code fortalece o ODS 9 – Industria, Inovação e Infraestrutura, com foco na meta 9.b que visa o desenvolvimento tecnológico e a inovação.
Também impacta o ODS 11 – Cidades Sustentáveis, e sua meta 11.2, que trata do acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos.
A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para “não deixar ninguém para trás”. No Estado de São Paulo, os ODS são lei. O Plano Plurianual estadual PPA 2020-2023 é totalmente articulado com a Agenda da ONU.
Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui.