Publicada em 2/1/2026

Governo de SP abre consulta pública para gestão do Parque Bruno Covas

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) e da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), abriu nesta sexta-feira (02) a consulta pública sobre a proposta de gestão e administração do Parque Bruno Covas, localizado no Novo Rio Pinheiros, na capital paulista, a um novo parceiro privado. O prazo para envio de contribuições vai até o dia 22 de janeiro.

A iniciativa tem como objetivo aprimorar o modelo de gestão do parque, por meio de uma permissão de uso qualificada voltada à administração e organização das atividades do espaço. A proposta prevê aporte de cerca de R$ 20 milhões ao longo de 48 meses para operação, manutenção e ampliação dos serviços de apoio ao uso público, opções de lazer e iniciativas de requalificação, sem cobrança de ingresso, garantindo o acesso gratuito à população e a preservação ambiental da área.

O projeto abrange um trecho de aproximadamente 8,2 quilômetros da margem oeste do Rio Pinheiros e busca assegurar a sustentabilidade operacional do parque, fortalecendo sua vocação como espaço de lazer, esporte, cultura, convivência e integração urbana e ambiental, com mais segurança para os usuários.

Entre 2021 e 2024, o espaço recebeu mais de 5,4 milhões de visitantes, o que reforça a importância de um modelo de gestão capaz de garantir a qualidade, a manutenção e a ampliação dos serviços oferecidos à população.

Os documentos da consulta pública, bem como as orientações para participação e o formulário para envio de contribuições, estarão disponíveis no site da Secretaria de Parcerias em Investimentos (www.parceriaseminvestimentos.sp.gov.br), na seção de consultas públicas do projeto. Serão consideradas apenas as contribuições encaminhadas dentro do prazo estabelecido e conforme as orientações disponíveis na página oficial.

Notícias

Governo de SP abre consulta pública para gestão do Parque Bruno Covas


Nova tarifa da Sabesp entra em vigor com valor 15% menor que no modelo estatal


Reassentamento da Favela do Moinho chega à fase final com mais de 800 mudanças realizadas


Governo de SP avança com R$ 28,5 bilhões em investimentos sobre trilhos já em execução