Publicada em 7/2/2025

Governo de SP anuncia criação de uma nova agência ambiental

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) anunciou a criação de sua 48ª Agência Ambiental, dedicada à análise de projetos do Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo (Graprohab). A nova agência representa um marco significativo na modernização e eficiência dos processos de licenciamento ambiental para projetos habitacionais.

A decisão de criar uma agência específica para o Graprohab foi tomada pela diretoria da Cetesb no final de 2024, como parte de um esforço contínuo para melhorar a eficiência e a transparência na análise de projetos de parcelamento do solo. A Cetesb recebe, em média, 20 mil pedidos de licença por ano, dos quais cerca de 1.800 são relacionados ao Graprohab. Com a nova agência, espera-se aprimorar a interface com os empreendedores, proporcionando um atendimento mais eficiente e transparente, que facilite o processo de licenciamento e garanta maior clareza em todas as etapas.

Jadna Beltrame, gerente da 48ª Agência Ambiental, destacou a importância dessa iniciativa: “A criação de uma agência dedicada aos projetos de habitação é um passo crucial para garantir que os processos de licenciamento sejam mais ágeis e transparentes. Nosso objetivo é proporcionar um serviço de alta qualidade, que atenda às necessidades dos nossos clientes e contribua para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo”. “Foram 577 projetos no ano passado que resultaram em uma área licenciada de mais de 74 milhões de metros quadrados em todo o estado e a preservação de aproximadamente 14 milhões de metros quadrados de áreas verdes, como compensação ambiental.

Tecnologia

A nova agência conta com as recentes inovações tecnológicas da Cetesb, como o Formulário Digital Graprohab, lançado em março de 2024, e o Formulário para Licença de Operação de Empreendimentos Habitacionais, introduzido em novembro de 2024.

A criação da 48ª Agência Ambiental da Cetesb trará mais eficiência aos processos de licenciamento e trará impacto positivo direto na vida das pessoas, contribuindo para um futuro mais sustentável para o estado de São Paulo.

Notícias

Governo de SP envia à Alesp proposta que eleva salário mínimo estadual para R$ 1.804


100 escolas da rede estadual de SP vão adotar o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre


Governo de SP encerra roadshow na Europa em visita às obras do maior túnel imerso do mundo


Assembleia da EMTU aprova início do processo de liquidação da empresa